Direito Empresarial E Tributario
Pesquisas Acadêmicas: Direito Empresarial E Tributario. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LNVA • 30/10/2013 • 978 Palavras (4 Páginas) • 282 Visualizações
Direito Empresarial e Tributário.
Etapa 1
Conceito de Direito Comercial: É o ramo do direito que cuida e suporta a atividade econômica de fornecimento de bens ou serviços a que chamar de empresa, por meio da Lei, Doutrina e Jurisprudência.
Divisões do Direito Comercial: Terrestre, Marítimo e Aeronáutico.
Empresa:
É uma organização envolvendo pessoas e bens, de maneira geral, como o objetivo claro de gerar lucro, visando crescimento, multiplicação, sempre buscando caminhos para a sustentabilidade. E principalmente é formada por empresário: são os próprios donos que devem ter um perfil empreendedor.
Evolução das empresas
Na antiguidade eram produzidos roupas e viveres nas casas para uso da família, vizinhos ou a praça.
Na Roma antiga a produção de vestes, alimentos, vinhos e utensílios incluíam também os escravos.
Os Fenícios eram conhecidos pela frequência com que faziam trocas com outros povos, estimulando a produção de bens que eram vendidos. Desta forma nasceu o comercio.
Na Idade Média o comercio deixou de ser uma atividade de uma cultura ou povo, e se difundiu por todo o mundo civilizado.
No Renascimento artesãos e comerciantes se reuniam em corporações de oficio, que eram regulamentadas mediante surgimento de normas para disciplinar seus filiados e evitar conflitos, alem de gozar de certa autonomia em relação à realeza e aos senhores feudais.
Na Era moderna as normas evoluíram para o Direito Comercial. No século XIX Napoleão Bonaparte editou o Código Civil e o Código Comercial para regulamentar as relações sociais e disciplinares as atividades dos cidadãos, o que acabou influenciando o Brasil, onde as relações de direito privado são classificas em civis ou comerciais, sendo que para cada regime há um tratamento jurídico próprio. A teoria dos Atos de Comércio se aplica a todos os que exploravam alguma atividade econômica considerada na regulação. Porem não abrangia atividades bancarias, de seguro, industrial, de prestação de serviços, imobiliárias, agrícolas e extrativismo. Devido a essa insuficiência surgiu a Teoria da Empresa, que surgiu na Itália em 1942, e incluía estas atividades. É muito importante ressaltar que o Direito de Comercio deixou de abranger só os atos de comercio e passou a disciplinar a produção e a circulação de bens ou serviços de forma empresarial.
A Lei nº. 10.406/2002 – (Código Civil) revogou a primeira parte do Código Comercial e houve o reconhecimento da Teoria da Empresa na legislação pátria.
O empresário, também segundo o Portal da Administração é o sinônimo de cautela. Ele consegue a empresa, porque a montou, comprou ou herdou, e sua atuação limita-se a administrar a companhia da maneira emj que ela está montada.
Empresário de acordo com o artigo 966 a 971 do Código Civil é quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou serviços. Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, exceto se o exercício da profissão constituir elemento de empresa. Pode ser pessoa física ou jurídica.
Para o exercício desta função é obrigatória à inscrição do empresário no Registro Publico de Empresas Mercantis, antes do início de sua atividade.
Aspectos Legais da Empresa
Nome: Grupo LTDA. (Nome Fantasia: Ótica G5);
Localização: 1º Loja: Rua João Pessoa, nº 1055 – Centro
Segmento em que atua: Produtos ópticos em geral
Porte/Tamanho: Micro - empresa
Missão: Proporcionar produtos e serviços de qualidade.
Valores: Bom relacionamento, atendimento de qualidade, ética e responsabilidade.
Produtos comercializados: Armações e lentes diversas, óculos solares, serviços de montagem e manutenção, relógios e acessórios de óptica em geral.
Público Alvo: Pessoas que buscam a correção visual e/ou estética
Números de funcionários: 1 gerentes, 5 vendedores, 1 montador.
Nome
...