Direito Empresarial Tributario
Casos: Direito Empresarial Tributario. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcel.70 • 10/11/2014 • 6.638 Palavras (27 Páginas) • 730 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
PÓLO TAUBATÉ-UNIDADE 1
PROFESSOR EAD: MANUEL PALMEIRA
TUTOR PRESENCIAL: MAXWEL G. SIMPLICIANO
MARCELO FERNANDES PEREIRA RA: 6953459466
ELIFA OMAR DE AGUIAR RA: 6787407054
CAMARGO
GICELDA ANZORENA SILVA
RA: 7974729864
EDSON DOS SANTOS RA: 7377565408
SANDRO PEIXOTO DOS SANTOS RA:9676462452
ATPS DE DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO
TAUBATÉ-SP
04/11/2014
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
PÓLO TAUBATÉ-UNIDADE 1
MARCELO FERNANDES PEREIRA
ELIFA OMAR DE AGUIAR CAMARGO
GICELDA ANZORENA SILVA
EDSON DOS SANTOS
SANDRO PEIXOTO DOS SANTOS
ATPS DE DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO
Trabalho da disciplina de Direito Empresarial e Tributário, Universidade Anhanguera, para obtenção do título de Administração.
Orientador (a): Professor Maxwel Gouveia Simpliciano.
SUMÁRIO
I- INTRODUÇÃO 4
II - DESENVOLVIMENTO 5
1- Conceitos de Direito Comercial e Direito empresarial 5
2- A organização escolhida 6
3- Conceitos – Empresa e Empresário 7
4- O Direito Empresarial e sua função social 9
5- Função social da Empresa em face da Constituição de 1988 10
6- Aspectos legais da Empresa 11
7- Direito Cambiário e seus princípios 12
8- O Título de Crédito 13
9- Pontos importantes da Teoria dos Títulos de Crédito 15
10- O Título de Crédito conforme o novo Código Civil 16
11- Princípio da capacidade contributiva 17
12- Entrevista 20
13- O novo Direito Empresarial 21
III - CONSIDERAÇÕES FINAIS 23
IV – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 24
I- INTRODUÇÃO
O objetivo do presente trabalho é obter conhecimento acerca das normas constitucionais, leis e princípios que regem o Direito Empresarial e Tributário, Vamos discorrer acerca de temas do cotidiano das Empresas que determinam seu sucesso ou fracasso. Os assuntos a seguir vão nortear nossos conhecimentos e nos capacitar para um futuro próximo, onde estaremos desempenhando as funções próprias de um gestor de empresa.
II - DESENVOLVIMENTO
1 - Conceitos de Direito Comercial e Direito Empresarial, Empresa e sua Evolução e o Empresário
Direito comercial ou Direito empresarial é um ramo do direito privado que pode ser entendido como o conjunto de normas disciplinadoras da atividade negocial do empresário e de qualquer pessoa física ou jurídica, destinada a fins de natureza econômica, desde que habitual e dirigida à produção de bens ou serviços conducentes a resultados patrimoniais ou lucrativos, e que a exerça com a racionalidade própria de "empresa", sendo um ramo especial de direito privado. Assim entendido, o direito empresarial abrange um conjunto variado de matérias, incluindo as obrigações dos empresários, as sociedades empresárias, os contratos especiais de comércio, os títulos de crédito, a propriedade intelectual, entre outras.
Nos antigos códigos, a sociedade que possuía objetivo de prestação de serviço, tinha seu contrato registrado no Cartório de Registro Civil, enquanto a sociedade que possuía o objetivo de exercer atividades de indústria e/ou comércio tinha seu contrato de registro efetuado nas Juntas Comerciais dos Estado. Após a implantação do novo código, as divisões entre as sociedades deixam de existir e as sociedades fundamentam-se como empresa.
Nesse novo código, se uma pessoa deseja exercer alguma atividade individualmente, com ou sem a participação de um ou mais sócios, ela se se enquadrará como empresário ou como autônomo. Nesse contexto terão novas divisões como empresário, autônomo, sociedade empresária ou sociedade simples.
Outra mudança importante foi a idade mínima para o empreendedor ter seu próprio negócio. De 21 anos passou para 18 anos, desde que a pessoa não seja legalmente impedida. A emancipação do menor também foi reduzida podendo se dar entre 16 e 18 anos.
Direito Comercial – Ramo do direito que trata das relações jurídicas oriundas da pratica do comércio. Com o advento da Lei 10.406 de 2002 (o Novo Código Civil Brasileiro), houve uma fusão dos códigos Civil e Comercial, no que se refere às relações de trato comercial (isto é, nas normas básicas). Atualmente, o Código Civil e Comercial faz com que os empresários e empregados tenham os mesmos direitos perante a lei.
A lei atual está mais bem elaborada e traz muitos benefícios às pessoas que fazem parte das empresas, trazendo segurança para o trabalhador e empresários, pois regulamenta e normatiza
...