Direito Humano
Exames: Direito Humano. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 1060428883 • 5/9/2014 • 283 Palavras (2 Páginas) • 274 Visualizações
O objetivo do presente estudo versou sobre o direito à saúde como obrigação do Estado, buscando externar toda sua relevância na sociedade como um todo e no campo jurídico-constitucional e traçou algumas linhas acerca da qualificação do direito ao meio ambiente como um direito fundamental.
A Constituição Brasileira de 1988, garante a todos os cidadãos o direito à saúde, por força de vários dispositivos constitucionais, onde está prescrito em vários deles, que a saúde é um direito de todos e dever do Estado (art. 196).
Entretanto, o que se pode analisar, é de que após todo o tempo decorrido da promulgação da nossa Lei Maior de 1988, a saúde padece de enfermidades profundas, fazendo com que o direito à saúde, enquanto direito fundamental não tenha a total efetivação conforme ditames constitucionais.
A saúde, como premissa básica no exercício da cidadania do ser humano, constitui-se extrema relevância para a sociedade, pois a saúde diz respeito a qualidade de vida, escopo de todo o cidadão, no exercício de seus direitos. Isto posto, na esfera jurídica, o direito à saúde se consubstancia como forma indispensável no âmbito dos direitos fundamentais sociais.
Em relação ao meio ambiente a sua inserção como direito fundamental permite maior amplitude e efetividade na sua proteção. A preservação dos recursos naturais é a única forma de se garantir e conservar o potencial evolutivo da humanidade. O próprio texto constitucional determina que o meio ambiente deve ser preservado não só para ao atuais, como para os futuros habitantes do planeta.
O estudo visa aprofundar cada uma dessas dimensões e assim encontrar um ponto de conexão e substrato sólido para identificar a natureza das normas constitucionais que tratam da proteção do meio ambiente como direito essencial da pessoa humana.
...