Direito Penal III
Trabalho Universitário: Direito Penal III. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cleomara • 24/2/2015 • 766 Palavras (4 Páginas) • 395 Visualizações
Disciplina: Direito Penal III
Data: 16/09/2013
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1. Faça uma pesquisa para que você possa se informar sobre os crimes do Código Penal. Para começar a atividade, leia a matéria jornalística abaixo:
TIRO DE ESPINGARDA FERE MÃE E FILHA EM TAUBATÉ-SP
05 de janeiro de 2010 | 8h 07
Por RICARDO VALOTA - Agencia Estado
Um disparo, a princípio considerado acidental, baleou mãe e filha ontem, por volta das 21h30, no interior de uma das residências da Estrada Municipal do Pouso Frio, no limite entre Taubaté e Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba. Ambas as vítimas foram encaminhadas ao pronto-socorro central de Pindamonhangaba, onde a criança segue internada em estado grave.
Policiais militares pararam um veículo, que estava em alta velocidade, em uma estrada em Taubaté. Ao volante estava Vadson Luiz de Paula, que socorria a mulher, Claudete dos Santos de Castro, de 25 anos, atingida de raspão no pescoço, e a filha, Maiara Tainara de Paula, de 3 anos, ferida na cabeça.
Ao ser parado pelos policiais, que auxiliaram no socorro, Luiz disse que o tiro que atingiu a esposa e a filha dele havia partido acidentalmente de uma espingarda que era manuseada pelo cunhado, de prenome Claudinei. O rapaz, após atingir a irmã e a sobrinha, fugiu com a arma e segue desaparecido. O caso foi registrado no 1º Distrito Policial (DP) de Pindamonhangaba.
Fonte: Notícias Estadão. Disponível em http://www.estadao.com.br/noticias/geral,tiro-de-espingarda-fere-mae-e-filha-em-taubate-sp,490716,0.htm. Acessado em 19.08.2013.
Após a leitura, veja a situação-problema abaixo e responda a questão, justificando em 2 a 4 linhas.
João da Silva, pouco afeito ao manejo de arma de fogo, resolveu exibir para amigos o revólver que adquirira recentemente. Acabou, por inexperiência, acionando o gatilho, provocando disparo que atingiu pessoa que se encontrava por perto, ferindo-a. Esta foi socorrida. Levada a um hospital, foi submetida à intervenção cirúrgica para amputação de uma das pernas, ficando ali internada por trinta e cinco dias.
Qual o crime cometido por João da Silva? (5,0 pontos)
Resposta: João agiu inconsciente, sem prever o resultado que poderia acontecer, quando a possibilidade sequer passa pela cabeça do agente, o qual dá o resultado por imprudência.
Trata-se então de Lesão corporal culposa por imprudência, a culpa manifestada de forma ativa, que se dá com a quebra de regras de conduta ensinadas pela experiência.
Se a imprudência do agente derivou a lesão corporal da vítima, o agente é punido pelo Art.129,§6ºdo Código Penal, pouco importando a gravidade da lesão (RT 447:485).
§6º Se a Lesão é culposa:
Pena-detenção, de 2 (dois) meses a 1 (um) ano.
Fonte:
Estefam, André
Direito Penal, 1: parte geral/André Estefam-
2 ed. – São Paulo: Saraiva 2012
2. Faça uma
...