Direito Romano Germânico
Dissertações: Direito Romano Germânico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thaizacapelao • 25/8/2014 • 441 Palavras (2 Páginas) • 319 Visualizações
1. Características
O processo criminal germânico antigo não tinha como objetivo a elucidação das circunstâncias do fato punível, intentava interpretar as virtualidades do fato punível que ofendiam a paz e superar o estado de perturbação e temor dele consequente, assim, interessava-se muito mais pelo futuro do que pelo passado. Não existia o mandato com finalidade de representação, mas, aos poucos, e em determinados casos admitia-se uma representação por terceiro, caracteristicamente solidária.
2. Juiz
A assembleia do Bund era presidida por um sacerdote-juiz e depois por um chefe eleito (posteriormente convertido em rei), e, dispunha de atribuições militares, religiosas e judicial.
3.Procedimento
O procedimento era acusatório, oral, e não sigiloso, qualquer integrante do Bund ,vitimizado por outrem, tinha o direito de convocar a assembleia, e esta convocação poderia sedar de diversas formas, então, a assembleia se reunia e o queixoso jurava sua acusação, acompanhado de testemunhas que também prestavam juramento.
4. Pena
O Direito Penal Germânico é um sistema de sanções de características acentuadamente patrimoniais, "num minucioso tabelamento de taxas penais, variáveis segundo a gravidade das lesões e também a categoria do ofendido", como trabalha Aníbal Bruno, tendo portanto três tipos de penas baseadas na composição e uma religiosa.
5. Wehrgeld
Consistia no pagamento de uma indenização, mas principalmente na submissão do infrator, obrigado a dar o seu trabalho em favor da vítima ou de seu grupo.
6. Busse
Uma verdadeira pena de multa, paga ao ofendido, para se livrar da vingança privada (uns a entendem como pena aplicável ao caso de pequenas infrações; outros, como espécie dos quais as penas do item 3 são gênero).
7. Friedensgeld ou Fredum
Consistente no pagamento ao soberano de uma soma em dinheiro pela violação da paz.
8. Ordálias
Provação pelo fogo:O acusado deveria andar de três a nove passos segurando um ferro em brasa.
Provação pela água quente:Bem parecida com a provação pelo fogo, esta ordália consistia em fazer a pessoa acusada mergulhar a mão em um caldeirão de água fervente
Provação da cruz:Duas pessoas ficavam frente a frente com os braços estendidos, tal qual Jesus na cruz. O que primeiro baixasse os braços era considerado culpado.
Provação pelo duelo: O duelo certamente ajudou a romantizar a prática, e era usado para resolver também questões duvidosas de propriedade ou qualquer outra situação que deveria ser provada a alguém.
Provação pela água gelada:A pessoa ficava imersa, provavelmente só com a cabeça para fora de um lago com águas congelantes durante um certo tempo. Se saísse dali sem estar sofrendo muito com o frio, estava livre da acusação. Isso quando a pessoa não morria tentando provar a inocência.
9. Atualmente
O
...