Direitos Humanos
Trabalho Universitário: Direitos Humanos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rosildamoreira • 16/11/2013 • 463 Palavras (2 Páginas) • 3.702 Visualizações
mostram as figuras, todas, com criticas ao descumprimento gritante da declaração dos direitos humanos. Na primeira imagem, observamos uma fila de cidadãos “menos favorecidos” que por algum motivo buscam o exercício de seus direitos, buscam dignidade, o que corresponde ao direito de toda pessoa humana em ser respeitada, tanto a sua essência quanto os seus direitos, inclusive o de moradia digna, comida e saúde. Normalmente o conceito de direitos humanos tem a ideia também de liberdade de pensamento e de expressão, e a igualdade perante a lei. Na imagem citada, a primeira, onde, quem esta na fila recebe seu “exemplar” da declaração universal dos direitos humanos, é atendido por outro também cidadão, porem visivelmente em melhor situação “social”, essa diferença é tão gritante que é perceptível em uma única imagem sem nenhuma legenda. Na imagem 2 que nos mostra uma família, moradores de rua. Segue o diálogo entre o homem, lendo um jornal, e a mulher, sentada no chão ao lado dele, com bebê no colo e um menino atrás dela:
Homem: "Todo brasileiro tem direito à moradia..."
Mulher: "Agora lê aquele pedaço bonito que fala de comida, saúde..."
A imagem é uma charge de Miguel Paiva, em O Estado de S. Paulo, de 05/10/1988, edição histórica, pag. 3.
Podemos perceber que o direito e a moral se confundem, pois tanto um quanto o outro estabelecem que o homem deva buscar as coisas necessárias à realização de seu destino e, consequentemente, tem o direito de realizar este destino, bem como às coisas necessárias para realizá-lo, como observamos nas outras duas imagens que retratam muito bem os direitos violados do homem à existência, à liberdade pessoal e à procura da perfeição da vida moral. Além disso, pressupõe o direito de escolher o próprio destino pessoal, pelo simples fato de ser livre. A pessoa humana é sujeito de direitos e justamente por isso é uma pessoa. Há coisas que pertencem ao homem por direito, simplesmente porque é homem e cidadão de direito.
Ao debater os textos lidos e pesquisados, analisarmos as imagens disponibilizadas, chegamos à conclusão que o Brasil de hoje no que se refere a Direitos Humanos, na imagem 3, podemos concluir que há uma herança escravocrata, que originou uma forma de pensar indiferente com relação à desigualdade, à violência e à exclusão. Age-se como se fosse natural o convívio entre a opulência e a pobreza ou que as regalias de poucos se misturem com a omissão dos direitos da maioria. O processo de exclusão social chegou a tal ponto que a maior eficiência das políticas universais, apenas, não é suficiente para combater as grandes desigualdades existentes. E ao cidadão presente em todos os segmentos da sociedade cabe fazer a sua parte para valer os princípios humanos que promovam o fim de tão cruéis diferenças.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Direitos_humanos 13/10/12
http://www.unibrasil.com.br/arquivos/direito/20092/lilith-abrantes-bellinho.pdf 13/10/12
http://www.unibrasil.com.br/arquivos/direito/20092/lilith-abrantes-bellinho.pdf 13/10/12
http://www.brasil.gov.br/sobre/cidadania/direitos-do-cidadao/declaracao-universal-dos-direitos-humanos
...