Direitos Humanos
Ensaios: Direitos Humanos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rei7 • 11/8/2014 • 711 Palavras (3 Páginas) • 192 Visualizações
O que são Direitos Humanos ?
A expressão “Direitos Humanos” é uma forma simplificada de se dizer dos Direitos fundamentais da pessoa Humana. Direitos estes, inerentes a todos os seres humanos sem qualquer distinção, tanto de raça, cor, credo, sexo, classe social ou outra condição qualquer. Sem esses direitos a pessoa não consegue existir ou não é capaz de se desenvolver e de participar plenamente da vida. Todos os seres humanos devem ter assegurados, desde o nascimento, as condições mínimas necessárias para se tornarem úteis à humanidade, como também devem ter a possibilidade de receber os benefícios que a vida em sociedade pode proporcionar. Essas tais condições e benefícios significam o direito a vida, a liberdade, liberdade de opinião e expressão, direito ao trabalho, educação entre outros, porém todos merecem estes direitos, sem discriminação. É a esse conjunto de conceitos que se dá o nome de Direitos Humanos.
Assim os direitos humanos correspondem a necessidades essenciais da pessoa humana, seu objetivo é unicamente resguarda este direito para que a pessoa possa viver com dignidade, pois a vida é o principal direito humano e fundamental para preservar a vida todos tem que ter direito a alimentação, a saúde, a moradia, ou seja, um lar, e tantas outras coisas.
Na visão dos Direitos Humanos todas as pessoas possuem valor igual, apesar de serem indivíduos com diferenças de vários aspectos. A afirmação da igualdade de seres humanos não quer dizer igualdade física nem intelectual ou psicológica. Cada pessoa humana tem sua individualidade, sua personalidade, seu modo próprio de ver de sentir as coisas. Assim, também, os grupos sociais têm sua cultura própria, que é resultado de condições naturais e sociais. Os Direitos Humanos defende esta individualidade dentro da pluralidade da sociedade lhe dando o direito de ser e fazer o que quiser desde que sua ida e vinda não interfiram na condição de outrem. Ele luta por uma igualdade entre pessoas diferentes em que uma não vale mais que a outra e outra não vale menos do que ninguém.
Todas as pessoas nascem essencialmente iguais e, portanto, com direitos iguais. Mas ao mesmo tempo em que nascem iguais todas as pessoas nascem livres. Essa liberdade está dentro delas, em sua inteligência e consciência. É evidente que todos os seres humanos acabarão sofrendo as influências da educação que receberem e do meio social em que viverem, mas isso não elimina sua liberdade essencial. Uma consequência disso é que não podemos obrigar uma pessoa a usar de todos os seus direitos, pois é preciso respeitar a liberdade, que também é um direito fundamental da pessoa humana. Mas é indispensável que todos tenham concretamente, a mesma possibilidade de gozar dos direitos fundamentais. Por esse motivo dizemos que gozar de um direito é uma faculdade da pessoa humana, não uma obrigação.
Não importa se a pessoa é homem ou mulher, não importa onde a pessoa nasceu nem a cor de sua pele, não importa se a pessoa é rica ou pobre, como também não são importantes o nome de família, a profissão, a preferência política ou a crença religiosa, não deve importar sua sexualidade ou a que tipo de “Tribo”, muito comum em nossos dias, a que vai pertencer. Os direitos humanos fundamentais são os mesmos para todos os seres humanos. A dignidade da Pessoa e a Solidariedade
...