Direitos Humanos
Ensaios: Direitos Humanos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: NEIDE • 31/5/2013 • 966 Palavras (4 Páginas) • 363 Visualizações
Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação a Distância
POLO 717 - DE APOIO PRESENCIAL: JUAZEIRO/BA (24131)
CURSO Superior de Bacharelado em Administração
Luzia Márcia Cordeiro dos Santos - RA 194135
Maria das Neves da Silva - RA 223491
Neide Cezar Rodrigues - RA 220548
Ronaldo Santana do Nascimento - RA 222372
DIREITOS HUMANOS
Juazeiro - Bahia
2011
DESAFIO DE APREDIZAGEM DE DIREITOS HUMANOS
Referente ao 1° Gráfico e a Charge sobre o Trabalho Infantil chegamos à conclusão que a alternativa correta é a letra C.
Referente ao 2º Gráfico sobre o Domínio da leitura e escrita pelos brasileiros e sobre os Municípios brasileiros que possuem livrarias chegamos à conclusão que a alternativa correta é a letra A.
Após analisarmos as duas questões propostas chegamos a seguinte conclusão:
O trabalho infantil no Brasil está, em grande maioria, associado a formas tradicionais de agricultura familiar, especialmente nas áreas mais atrasadas. De outro, as melhores oportunidades de trabalho existentes, em particular no Brasil-metropolitano mais desenvolvido do Sul e do Sudeste, parecem exercer um forte atrativo sobre os menores. Ou seja, a decisão de trabalhar e abandonar a escola tomada pelos menores, principalmente no meio urbano, parece ser influenciada não só pela escassez dos recursos econômicos da família, mas, também, pela atratividade do mercado de trabalho onde estão inseridas. Em outras palavras, não são só a pobreza e a desigualdade dos fatores que influenciam na inserção precoce das crianças no mercado de trabalho, mas também no nível educacional, em que os pais, na sua maioria, são trabalhadores por conta própria, em perímetros urbanos onde as condições de risco e os abusos a que são submetidas são constantes e frequentes.
A luta contra o trabalho infantil envolvem situações de risco para a vida e a saúde das crianças, deve constituir uma preocupação própria e específica tanto do Estado quanto da sociedade. O trabalho infantil acaba excluindo os direitos fundamentais de ser criança, ao lazer, a educação, o direito de interagir com outras crianças.
A letra da música de Fernando Pessoa é fonte inspiradora de esperança, é bom saber que ainda podemos acreditar que nossos filhos poderão aproveitar da vida mais pura e da maneira mais natural de ser e viver. É um compromisso nosso de cuidar das nossas crianças e garantir assistência, amor, saúde, educação e tudo mais que elas precisarem.
Tem apenas doze anos o miúdo!
Doze séculos, já, de frustração,
Doze séculos inteiros de absurdo
E poucos, muito poucos de ilusão.
Doze anos num rosto de graúdo
E tantos, já, na luta pelo pão!
Meu menino lindo a quem falta tudo!
Meu menino, meu filho, meu irmão!
Teu corpo frágil move-se na dança
Horripilante dum trabalho duro
Com a música das máquinas por fundo.
As tuas mãos, pequenas, de criança,
Ganham calos brincando com o Futuro
Enquanto
...