Direitos Humanos
Casos: Direitos Humanos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vinicius.vaz • 23/10/2014 • 604 Palavras (3 Páginas) • 862 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Atividade de avaliação a distância (AD)
Unidade Aprendizagem: Direitos Humanos e Cidadania
Curso: Segurança Pública
Professor: FATIMA HASSAN CALDEIRA
Nome do aluno:
Data: 20/10/2014
Leia atentamente os enunciados e responda as questões a seguir:
Questão 1:
No cotidiano, tomamos as palavras ética e moral como sinônimos, porém elas não podem ser confundidas. Observe a charge abaixo:
Fonte: http://imagohistoria.blogspot.com.br/2012/08/kohlberg-e-o-amadurecimento-moral.html
Agora responda às seguintes questões:
a) Qual o conceito de moral e de ética?
Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.
Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.
b) Em que a ética e a moral se diferenciam?
A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.
c) Quem é o inquilino a que Mafalda se refere? Justifique sua resposta. (Vale 5,0 pontos)
O inquilino a que Mafalda de refere é a moral, pois a moral orienta o comportamento do homem diante das normas instituídas pela sociedade ou por determinado grupo social, cujos princípios morais são a honestidade, a bondade, o respeito, a virtude, etc.
Questão 2:
“Jovens de 13, 14 anos, sentados no chão úmido e sujo, respirando o ar poeirento, manuseando facões e outros instrumentos cortantes. Durante uma manhã inteira eles não se levantam, não bebem água e não vão ao banheiro, para não perderem tempo. Ao fim da jornada, cada um tem como saldo da lida meia tonelada de mandioca descascada sobre as pernas e os problemas crônicos na coluna e nos rins que o trabalho na casa de farinha lhes dá como “paga”, além dos R$ 20 semanais, em média” (DURAN, Sabrina. As piores formas de trabalho infantil: lista com as atividades profissionais mais degradantes para crianças e adolescentes ainda é ignorada em diversas regiões. Repórter Brasil. Disponível em: http://reporterbrasil.org.br/trabalhoinfantil/as-piores-formas-de-trabalho-infantil/).
Diante do contexto dessa reportagem, pergunta-se:
a) Como pode ser conceituada
...