Direitos Humanos
Monografias: Direitos Humanos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nhonho • 30/11/2014 • 1.040 Palavras (5 Páginas) • 198 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.
A Evolução dos Direitos Fundamentais
Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade
Dispositivos da constituição Federal
Texto 1: “Titularidade e objeto do direito à saúde e geração de direitos humanos em que se classifica”
Texto 2: “Titularidade e objeto do direito ao meio ambiente e a geração de direitos humanos em que se classifica
Bibliografia.
Introdução
Esse trabalho foi desenvolvido com base nos conceitos de sala de aula e o livro texto da disciplina.
E fundamentação conforme bibliografia apresentada no final do mesmo.
A Evolução dos Direitos Fundamentais:
Direitos fundamentais foram criados para acabar com os abusos do poder
do Estado,como dar as pessoas uma vida mais digna. No entanto, tais direitos estão em constante evolução e transformação, ou seja, é alterado conforme a evolução da sociedade.
O primeiro surgimento foi a nomenclatura que surgiu foi a dos direitos do homem, posteriormente o iluminismo e o reconhecimento do individuo como pessoa de direitos, a expressão direitos do homem. Já os direitos fundamentais nada mais são do que direitos humanos implícitos nas Constituições. Os direitos fundamentais vão sendo alterados conforme o desenvolvimento da sociedade.
No Brasil, no dia 5 de outubro de 1988, foi promulgada uma nova Constituição denominada
Constituição cidadã. Ela incluiu os direitos fundamentais como clausulam pétreas, proibindo.
.
Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade
Direito Econômico é o ramo do direito que se compõe das normas jurídicas que regulam a produção e a circulação de produtos e serviços, com vista ao desenvolvimento econômico do país jurisdicionado, especialmente no que diz respeito ao controle do mercado interno, a luta e disputa lá estabelecida entre as empresas, bem como nos acertos e arranjos feitos para explorarem o mercado.
São normas, portanto, que regulam os monopólios e oligopólios, fusões e incorporações, tentando impedir a concorrência desleal, a manipulação de preços e mercado pelas corporações, através da maior transparência e regulação do assunto.
Os direitos sociais marcam uma mudança assim como os demais, são constituídos historicamente e, portanto, produto das relações e conflitos de grupos sociais em momentos da história Sua função é garantir condições mínimas de bem-estar social e econômico que possibilitem aos cidadãos usufruir plenamente do exercício dos direitos civis e políticos.
A solidariedade social é a condição do grupo que resulta da comunhão de atitudes e de sentimentos, de modo a constituir o grupo em uma unidade sólida, capaz de resistir às forças ‘’adversas. Durante os últimos anos alguns eventos tem surgido para o interesses e bem estar da sociedade a evolução dos direitos solidários é responsável pelo interesse publico e conscientização.
Dispositivos da constituição Federal
O dispositivo abaixo tem como objetivo, garantir e impedir que esses direitos sejam violados.
Art. 196- A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.”
“Art. 225- Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”
Texto: 1
“Titularidade e objeto do direito à saúde e geração de direitos humanos em que se classifica”
O reconhecimento da titularidade dos direitos fundamentais vem da interpretação realizada a partir do caput do artigo 5º da Constituição Federal. Para o reconhecimento do titular do direito fundamental, é preciso valer-se de um método de
O texto
...