TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos Humanos

Dissertações: Direitos Humanos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 4

Faculdade Estácio de Sá e Uni radial

Filme Desmundo

*Resumo

Na colonização do Brasil, tivemos aqui português encarecidos de necessidades que estavam mantendo relações sexuais com as silvícolas, a mando do Pe foi trazida ao Brasil órfãs de portugal que era para servir com esposa, os homens as tratavam com objeto de prazer não eram respeitadas, se vistas sem seus parceiros poderiam até ser estupradas que ninguém fazia nada.

Uma época marcada por egocentrismo da igreja e das pessoas, muito interesse sócio econômico religioso, maus tratos, agressão, banalização e violência marcaram o séc. XVI.

A personagem Oribela acaba tendo que se casar, é estuprada pelo marido, foge por duas vezes e é encontrada, acaba conhecendo outro homem a quem se relaciona intimamente, porém é resgatada por seu marido Francisco Albuquerque que a leva de volta para a terra, a mesma dá a luz a seu filho(a) depois acaba ficando com ele seu cônjuge.

Assisti um filme chamado DESMUNDO que retrata a história do colonização do Brasil pelos portugueses no século XVI. A principio temos a ideia de que foi tudo conforme vimos em livros e nas escolas quando frequentávamos as missas e fazíamos catequese, de uma forma singela Pe. Batizando, Catequisando os índios e ensinando bons costumes e educação, que o desbravamento era positivo, estávamos descobrindo nosso pais isso era crescimento avanço, essa era nossa versão da historia do Descobrimento do Brasil, porém ao assistir o filme o “Desmundo” senti todos os sentimentos possíveis que variam da mais repugnância, pena, tristeza, revolta e reflexão.

O filme retrata de uma forma talvez não vista antes o que eram valores naquela época, o que era interesse religioso, abuso de poder entre outros procedimentos adotados pelas igrejas, pelos homens.

A mulher era tratada como coisa, sem direito a escolha de suas vontades, eram submissas ao marido que as tratavam como animais a ponto de ser arrebatados, não tinham querer, não podiam se dirigir ao marido ou alguém que fosse tarjado como superior a ela e se viesse a se reportar a essas pessoas, deveria ser na condição de serva a atender a seu senhor.

Eram escravas de seus maridos agredidas fisicamente por motivos banais, violentadas sexualmente por seus próprios cônjuges. Se fossem vistas longe sem estar acompanhada por seus maridos, ou sua familia, podiam até ser violentadas sexualmente, que ninguém fazia nada isso é normal se acontece não era atípico, não tinha punição para seus agressores.

No filme a falta de mulher no Brasil, deu margem aos homens “brancos”, o envolvimento demasiado com silvícolas (índias) que era usadas como escravas braçal e sexual, Com essa mistura o PE preocupado com a mistura de raças, resolveu pedir que enviasse ao Brasil órfãs de Portugal que suprisse essa necessidade sexual dos homens portugueses que aqui estavam na época.

Com a chegada das órfãs começou a ficar mais nítida a falta de respeito com mulheres da própria raça, uma total falta de respeito com o ser humano, sua dignidade física e mental.

Na época estavam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com