TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos humanos

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 4

Santarém-PA, 19 de maio de 2015.

Aprendiz: Natália Leal

Turma: RPL03 – Sala 03

1) Após todo o conhecimento assimilado eu pergunto pra você: o que são os direitos humanos? Não quero respostas prontas ou copiadas, quero saber de fato a sua opinião.

Direitos humanos estão relacionados aos direitos básicos que o cidadão possui como o direito a alimentação, moradia, segurança, vida, etc. Infelizmente esses direitos, muitas vezes, são esquecidos e ignorados e ficam apenas no "papel".  

2) E vocês jovens já sofreram algum tipo de segregação ou discriminação no mercado de trabalho? Todos tem o direito às mesmas ofertas de trabalho, não lhe pode ser negado um emprego, formação ou promoção por causa da sua idade. Com base nisso redija uma redação argumentativa sobre o tema discriminação por idade no mercado de trabalho.
 Infelizmente, ainda hoje, sofremos discriminação por todo lado, algumas diretamente expressas e outras indiretamente. Os jovens são taxados de irresponsáveis, imaturos, e incapazes de assumir certos cargos por causa da idade. Por causa desses tabus sociais muitos jovens tem perdido oportunidades de ingressar em carreiras promissoras.

Apesar dos diversos incentivos dados principalmente pelo governo federal a milhões de jovens de integração ao mercado do trabalho com o primeiro emprego ainda somos discriminados pela idade e incapacidade de assumir certos cargos. Um bom exemplo que podemos citar é a idade mínima exigida para ser presidente do Brasil. Uma pessoa para concorrer a presidência precisa ter no mínimo 35 anos e os jovens podem iniciar sua vida eleitoral aos 16. Como uma pessoa está capacitada para escolher seu represente e não tem capacidade para representar? Acredito que isso é ilógico, pois quem está apto a tomar uma decisão tão importante também estaria apto a representar a maioria da população.  

Precisamos correr atrás dos nossos direitos e ao assumir um cargo, seja qual for ele, mostrar nossa capacidade e competência, aprendendo coisas novas diariamente como todos os profissionais de qualquer área e qualquer idade fazem todos os dias ao estarem inseridos em um mercado de trabalho tão seletivo.  

3) A mulher ainda sofre muitos preconceitos no mercado de trabalho, quanto mais elevado o grau de escolaridade das mulheres no mercado de trabalho, maior a diferença salarial na comparação com os homens. Quais seriam as possíveis justificativas para esse tipo de diferenciação? Será que é um fator cultural devido ao fato de que o mercado de trabalho sempre foi dominado pelos homens? Façam essa reflexão e registrem a resposta.

Esse fator pode ser explicado pela cultura, pois nossa sociedade foi organizada desde os primórdios de maneira patriarcal, onde o homem era superior e as mulheres eram apenas reprodutoras ou simples figurantes que sempre estavam abaixo dos homens sem capacidade de pensar ou decidir sobre qualquer coisa. Com o tempo, as mulheres começaram a reivindicar seus direitos e começaram a ganhar espaço na sociedade, esse fato deu-se bem lentamente. Mas graças a muitas lutas hoje a mulher tem ocupado espaços bem relevantes na sociedade, lógico que essa luta ainda não acabou pois a igualdade ainda não é total.

4) Se somos obrigados a votar, temos todo o direito de nos organizarmos e cobrarmos dos nossos representantes eleitos melhorias de condições de vida. Vamos fazer uma reflexão? Enquanto nosso pais for uma nação divida entre barreiras ideológicas e geográficas, será que conquistaremos uma pais justo e igualitário? Um povo dividido não consegue somar, “dividir para reinar”, é uma tática que vem gerando resultados. Pense nisso e registrem sua opinião.
Como podemos ser um povo justo e igualitário se entre nós mesmos uns se julgam superiores e, por incrível que pareça, outros se julgam inferiores. Como vamos unificar um povo que não faz jus a essa unificação? Para progredirmos precisamos pensar realmente no coletivo e isso não acontece, quando uma classe está satisfeita ela para de lutar e outra classe que não teve seus objetivos alcançados continua. Há entre nós desunião  e se continuarmos assim não chegaremos a lugar nenhum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (92 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com