Direitos humanos
Por: christian.rb • 28/11/2015 • Trabalho acadêmico • 768 Palavras (4 Páginas) • 207 Visualizações
A importância do comportamento ético no processo de consolidação dos direitos humanos
O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. Contudo, á ética não é um movimento apenas intelectual, mas um impulso quase intuitivo e profundamente orientado por questões de sobrevivência a longo prazo, já que diante das novas realidades, o ser humano encontra a ética não mais como uma realidade ideal, em que ele tem desafios e obstáculos nas relações que mantém, passando a agir eticamente nas situações comuns da vida para uma melhor socialização. Desta forma, as ações éticas acontecem quando os valores no conteúdo e no exercício do ato são valores humanos e humanizadores, em que a igualdade, a justiça, a dignidade da pessoa, a democracia, a solidariedade, o desenvolvimento integral de cada um e de todos é respeitado e garantido de forma plena e eficaz para a formação de uma sociedade mais equilibrada e justa.
Apesar de a ética e a moral terem um fim semelhante: ajudar o Homem a construir um bom caráter para ser humanamente íntegro; a ética e a moral são muito distintas. A ética não se confunde com a moral. A moral é a regulação dos valores e comportamentos considerados legítimos por uma determinada sociedade, um povo, uma religião, uma certa tradição cultural.
A educação é um processo de transformação, onde o indivíduo estabelece relações com o meio onde vive, a sua capacidade de interagir nesse meio e sua história como cidadão. Ao desenvolver esse raciocínio de interação, baseia-se em valores sociais e culturais, sendo estes frutos de uma ética. Essa ética seria o questionar, o pensar e o conjunto de ações como base da construção da educação.
As ações de um indivíduo estão associadas a um meio cultural e social. Este indivíduo é livre, porém sua liberdade esta vinculada ao respeito ao outro, à comunidade, a sociedade. Tudo que faz cotidianamente acaba sendo marcados por regras implícitas, normas, referências, valores e princípios. Toda atitude individual terá conseqüências e será desencadeadora de outras atitudes nos demais indivíduos.
A empresa ou organização que se preocupa em desenvolver valores comuns aos indivíduos que nela participam e se empenha a seguir princípios morais eleitos como corretos pela sociedade, apresentará um diferencial. Para isso é importante desenvolver um código de conduta que facilitará a interpretação dos aspectos morais e éticos da atuação profissional neste ambiente. Isso evitará incoerências ou injustiças. O código de conduta aponta os direitos e deveres do trabalhador, orientando a melhor conduta ou a conduta esperada pela organização sobre seu profissional.
Como vimos até agora, a ética é fundamental para uma ação social justa, seja no âmbito pessoal ou profissional. Mas como exercer essa ética, sem falar nos direitos e deveres de cada cidadão? Hoje começamos a perceber que, para conduzir a humanidade, é preciso ter novamente uma ética. É urgente uma ação com critérios bem definidos e conscientes dos direitos e deveres de um ser humano social, psíquico, moral e intelectual. Por mais diferentes que sejam os seres humanos na sua realidade social e cultural, orgânica e psíquica, todos têm direitos em comum. Aqui podemos citar os direitos humanos. Uma sociedade só será ética se conseguir fazer valer os direitos humanos dos cidadãos que a compõem. Isso é vislumbrar uma sociedade ainda muito distante. Os direitos humanos são os direitos fundamentais de todas as pessoas, sejam mulheres, homens, negros, homossexuais, índios, idosos, portadores de deficiência, portadores de doenças diversas, crianças, adolescentes, policiais, presos e muitos outros. Todos, enquanto pessoas devem ser respeitados, e sua integridade física protegida e assegurada.
...