Dissertação, formação integral em saúde
Por: m.isa.os • 28/5/2017 • Dissertação • 309 Palavras (2 Páginas) • 199 Visualizações
- Discuta o tipo de planejamento adotado na unidade e em que medida este tem relação com o modelo assistencial adotado pela Atenção Primária em Saúde (APS) e com o Pacto pela Saúde:
A unidade Básica de saúde Esperança pôde identificar os problemas através de um plano de saúde, o plano de saúde é dividido em algumas etapas que vão ser explicadas mais abaixo. Foi observado que 40% dos moradores do território sofriam de doenças crônicas, e com isso foi necessário fazer uma análise situacional para que fosse achada uma forma de enfrentar essa condição.
A análise situacional permite a identificação, explicação e priorização dos problemas para saber o que fazer para solucionar esses problemas, permite também saber como agir para resolver e concretizar os objetivos, e foi isso que a unidade de saúde buscou fazer.
A atenção primária a saúde vai ajudar os moradores do território que sofrem de doenças crônicas a alcançarem a cura, já que são doenças que demoram para serem curadas, e por isso precisam de atenção integral e de orientação para o cuidado com a própria saúde.
Usando o modelo assistencial do pacto pela saúde, a unidade de saúde pôde inovar a forma de gestão em busca da melhora no acompanhamento da saúde dos moradores do território próximo a mesma, que até então não estava atendendo de forma eficiênte a necessidade dos indivíduos com doenças crônicas.
Com essas melhorias é possível acompanhar os pacientes e assim melhoras as condições de vida da população por meio de acompanhamento e sempre que for preciso a liberdade de mudar a forma de gestão.
...