Distinções entre uma corrente contínua contínua e contínua
Projeto de pesquisa: Distinções entre uma corrente contínua contínua e contínua. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: robertorovigo • 21/11/2014 • Projeto de pesquisa • 2.011 Palavras (9 Páginas) • 264 Visualizações
DIFERENÇAS ENTRE CORRENTE ALTERNADA E CORRENTE CONTÍNUA
Quando se fala em eletricidade, logo vem a questão da corrente alternada e corrente contínua. Como princípio básico, é fundamental saber a diferença entre elas.
O que diferencia a corrente alternada da contínua é justamente o sentido que esse fluxo de elétrons percorre nesse determinado condutor.
Corrente Alternada
A corrente alternada (CA ou AC, em inglês) é aquela que é gerada nas usinas e percorre grandes distâncias até chegar nas tomadas de nossas casas. A característica dela é que não tem uma polarização, ou seja, não possui um pólo positivo e outro negativo definidos como ocorre na corrente contínua. Por isso, seu sentido alterna, e seus pólos são chamados de fases, porque cada um deles assume as duas condições (ocorre quando a tensão for 220V, pois há a presença de 2 fases). Ela é usada na transmissão em longa distância porque não ocorrem perdas de energia. A tensão elétrica é a responsável por "empurrar" a corrente elétrica. Na corrente alternada, podemos usar uma alta tensão para transmitir com velocidade a corrente elétrica sem perder grande energia, por isso ela é usada pra essa finalidade.
Corrente Contínua
A corrente contínua (CC ou DC, em inglês) é aquela que possui os dois pólos, um positivo e outro negativo. Como possui pólos definidos, o sentido dos elétrons se torna definido também, ou seja, partindo do pólo positivo para o negativo por convenção, já que na realidade ocorre o contrário. Podemos encontrá-la principalmente em pilhas e baterias, geralmente em tensões baixas. Ela não é usada em transmissões de alta tensão e de grande distância porque como possui um sentido único, exigiria muita força pra "empurrar" os elétrons. Isso ocasionaria grandes perdas de energia. Quando ela se alterna, fica mais "leve" pra "empurrar".
50HZ 60HZ
America do Sul BOLIVIA
PARAGUAI
CHILE BRASIL
EQUADOR
COLOMBIA
EUROPA ALEMANHA
ESPANHA
PORTUGAL
FRANÇA
ITALIA
ASIA JAPAO
CHINA
COREIA DO NORTE
IRAQUE JAPAO
AMERICA
DO
NORTE
GROELANDIA
ESTADOS UNIDO
CANADA
MEXICO
Vantagens e desvantagens
O gerador de corrente alternada é um dispositivo que converte a energia mecânica em energia elétrica. O gerador mais simples consta de uma espira retangular que gira em um campo magnético uniforme. O movimento de rotação das espiras é produzido pelo movimento de uma turbina acionada por uma corrente de água em uma central hidroelétrica, ou por um jato de vapor em uma central térmica. No primeiro caso, uma parte da energia potencial água represada se transforma em energia elétrica; no segundo caso, uma parte da energia química se transforma em energia elétrica ao queimar carbono ou outro combustível fóssil.Quando a espira gira, o fluxo do campo magnético através da espira varia com o tempo é produzida uma fem. Os extremos da espira são conectados a dois anéis que giram com a espira, tal como se vê na figura. As conecções ao circuito externo são feitas mediante escovas estacionárias em contato com os anéis.
No gerador de corrente contínua o enrolamento do estator (também conhecido como enrolamento de campo) é excitado por uma fonte de corrente contínua e no eixo do rotor impõe-se um torque mecânico. Quando o enrolamento do rotor (o rotor é conhecido também como armadura ou induzido) corta as linhas de força uma f.e.m. é induzida nele, obedecendo a lei de Faraday. A f.e.m. induzida é alternada (senoidal), mas por meio de uma retificação mecânica (comutador) é transformada em corrente contínua.
Para usar ou recuperar motores de corrente contínua é preciso conhecer o seu princípio de funcionamento. Um desses dispositivos não é propriamente eletrônico, mas aparece numa infinidade de aplicações e é controlado a partir da eletrônica. Falamos dos pequenos motores de corrente contínua que são encontrados em gravadores, brinquedos, câmaras de vídeo, aparelhos de som, etc. Como funcionam os motores de corrente contínua.
Diversos aparelhos eletrônicos possuem recursos mecânicos que são mais ou menos automatizados e quando isso ocorre, obrigatoriamente temos a presença de um ou mais motores de corrente contínua.
Motores com os mais diversos aspectos, potências e tamanhos são encontrados nos aparelhos que já citamos.
Se bem que sejam muito diferentes quanto à aparência, , seus princípios de funcionamento em nada diferem e conseqüentemente os problemas que podem apresentar.
COMO FUNCIONAM OS MOTORES
Os motores de corrente contínua (CC) ou motores DC (Direct Current), como também são chamados, são dispositivos que operam aproveitando as forças de atração e repulsão geradas por eletroímãs e imãs permanentes.
Conforme sabemos, se fizermos passar correntes elétricas por duas bobinas próximas, os campos magnéticos criados poderão fazer com que surjam forças de atração ou repulsão.
A idéia básica de um motor é montar uma bobina entre os pólos de um imã permanente ou então de uma bobina fixa que funcione como ta
Partindo então da posição inicial, em que os pólos da bobina móvel (rotor), ao ser percorrida por uma corrente, estão alinhados com o imã permanente temos a manifestação de uma força de repulsão. Esta força de repulsão faz o conjunto móvel mudar de posição
A tendência do rotor é dar meia volta para seu pólo Norte se aproxime do pólo Sul do imã permanente. Da mesma forma, seu pólo Sul se aproximará do
...