Diversos
Por: rvo1607 • 24/4/2016 • Dissertação • 1.344 Palavras (6 Páginas) • 185 Visualizações
1.0 Determinação do tema
O tema que da origem a elaboração das pesquisas consiste em contabilidade básica. Assim, através do método de pesquisa indutivo utilizaremos experiencias profissionais de membros do grupo, para progredir com as pesquisas. Desta forma, as pesquisas focada em contabilidade básica, será embasa e direcionada para o âmbito de condominios.
Assim sendo, relacionaremos conceitos básicos de contabilidade, passando pelo métododo de partidas dobradas. Conforme Leite (2010) “ A base do sistema contábil é o método das partidas dobradas”. Através desta metodologia, as transações realizadas por uma empresa são decompostas em dois elementos básicos: a origem dos recursos; e a destinação desses recursos. Só com o método das partidas dobradas já é possível mapear o destino das arrecadações para suas respectivas despesas nos condomínios.
Logo, Há sempre a necessidade de se saber com precisão de onde vieram os recursos empregados pela empresa, onde foram eles investidos e qual o ritmo da multiplicação destes recursos administrativos por seus executivos (LEITE, 2010)
De acordo com o CPC (2012) as demonstrações contábeis retratam os efeitos patrimoniais e financeiros das transações e outros eventos, por meio do grupamento dos mesmos em classes amplas de acordo com as suas características econômicas. Essas classes amplas são denominadas de elementos das demonstrações contábeis. Os elementos diretamente relacionados à mensuração da posição patrimonial e financeira no balanço patrimonial são os ativos, os passivos e o patrimônio líquido. Os elementos diretamente relacionados com a mensuração do desempenho na demonstração do resultado são as receitas e despesas.
De tal modo, apresenta-se a necessidade de entendimento das demonstrações contábeis. Hoog (2013) com base nas deliberações da CVM define as demonstrações contabeis, como um processo no qual se define o valor dos elemenstos das demonstraçoes contabeis. Logo cria-se a lógica e a necessidade de apresentarmos o conteúdo em si, como estudo referindo-se aos condomínios como parâmetro de construção do tema.
2.0 Justificativa
Para falarmos sobre a Justificativa, vamos utilizar o Canal de Douglas Tybel, Professor atuante na Faculdade FVC, Sócio Proprietário da Efetiva Serviços e idealizador do Projeto Inovador, um software inovador de TCC nunca criado no Brasil.
Ele também é fundador do maior canal de TCC do Youtube (Guia da Monografia), um canal que dispõe de vários vídeos abertos ao público, focado em dicas e tira-dúvidas na elaboração de TCC que em menos de uma semana obteve centenas de inscrições.
Qualquer recurso que você obtenha para se ganhar tempo é realmente precioso; Então, para que se faça uma Justificativa Perfeita, é preciso separar em quatro partes, que são: “o porquê”, “o que”, “quem” e a “base”, e, sendo assim vamos explicar passo a passo o que significa cada um:
Na Etapa “o porquê”, seria entender Por que esse trabalho existe? E, no nosso caso, vamos procurar entender o porquê da utilização da Contabilidade Básica nos Condomínios Edifícios, pois a princípio daria para se fazer tudo de uma forma tranquila, porém como demonstrar o movimento caixa do condomínio, as entradas e saídas, saldo de contas entre outros.
Na parte “o que”, seria demonstrar a decisão da utilização da Contabilidade Básica para demonstrar aos Moradores/Condôminos a importância de tal utilização, o que realmente pode proporcionar de melhor e ter uma convivência harmoniosa entre todos dentro do Edifício.
Seguindo, “quem” é o público-alvo desta utilização, neste caso, são os Proprietários, Locatários, mostrando o que está sendo feito com a arrecadação mensal e destinação da verba arrecadada de maneira transparente e simplificada.
E, a “base”, para melhor visualização de tudo, será através da Pasta Mensal de Balancete, onde constarão documentos de forma física, Relatórios, Saldos Bancários, Posição de Aplicações, e até mesmo resumido na parte superior do boleto mensal de taxa condominial, fique claro toda a circulação do dinheiro dos moradores durante o período de 30 dias.
3.0 Problema
A contabilidade Condominial não é obrigatória para os condomínios edifícios onde acarreta problemas futuros, porque nem tudo é resolvido pelo sindico ou responsáveis do condomínio. Dentro desse contexto surge uma Indagação.
3.1 A Contabilidade nos condomínios, é necessidade ou luxo
A existência de diversos tipos de condomínios do mais simples aos mais luxuosos, independente do montante arrecadado, é necessário a existência da contabilidade para com que os gestores cumpram com as obrigações que se refere prestação de contas como também para tomada de decisão.
4.0 Hipotese
5.0 Objetivos
5.1 Geral
5.2 Especifico
6.0 Metodologia
O referido trabalho partirá em direçao ao método de pesquisa indutivo que Segundo Prodanov e Freitas (2003) é classificado como um método que parte das premissas de uma real experiência em particular de fato consumado, para uma abrangente pesquisa em seu âmbito, levando em consideração a base da experiencia relatada como foco de pesquisa e envolvendo fenômenos para generalizar e constatar tal fato.
Para tal, além do método ja citado, utilizaremos para consumação do trabalho o método de pesquisa bibliográfica que conforme Severino (2001), constitui em armazenamento de informações extraídos de livros, artigos, além de outros trabalhos baseados em determinados assuntos de pesquisa, que consiste basicamente em textos. O autor ainda relata que o objetivo técnico da metodologia bibliográfica além do armazenamento de tais informações, esta também na descrição dos livros e demais materiais utilizados, dando total crédito ao autor, passando informações como: nome do autor, gênero literário, conteúdo temático, data, etc. Apontando ser de extrema importância fazer o levantamento das fontes utilizadas e transcrevê-las no final dos textos com a finalidade de dar crédito aos autores e informar ao leitor sobre as referências que foram utilizadas na pesquisa do trabalho escrito.
...