Documento De Teresópolis( Relatório Do Grupo B)
Pesquisas Acadêmicas: Documento De Teresópolis( Relatório Do Grupo B). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Erivania • 13/2/2014 • 1.933 Palavras (8 Páginas) • 537 Visualizações
FAMÍLIAS ENREDADAS
• FAMÍLIA - “ FAMULUS “ ( servo ou escravo doméstico ) “posse e obediência “
PATRIARCADO - princípio “ patrio potetas “ todo poder ao pai” relações de poder e hierarquia entre
masculino e feminino
• FAMÍLIA - NATURAL - respostas biológicas às necessidades humanas
X
SOCIAL - respostas sociais e culturais em contextos específicos
PRIVADO - mundo familiar DOMÉSTICO - feminino
X
PÚBLICO - mundo do trabalho - masculino
• RELAÇÕES DE ASSIMETRIA DE GÊNERO - vida familiar e social
MODELO CONJUGAL : NUCLEAR, HETEROSSEXUAL E PATRIARCAL
( atrela sexualidade-reprodução-casamento )
FAMÍLIA NUCLEAR : MODELO IDEAL – LÓGICA DE PARENTESCO
( hierárquica, regida pelas relações de CONSANGUINIDADE entre irmãos, AFINIDADE entre marido e esposa e DESCENDÊNCIA entre pais e filhos )
TRANFORMAÇÕES NA FAMÍLIA
1. SEPARAÇÃO entre SEXUALIDADE E REPRODUÇÃO ( maternidade deixa de ser “ destino” e passa a ser “ escolha “ )
3. SEPARAÇÃO entre REPRODUÇÃO E CASAMENTO
2. SEPARAÇÃO entre SEXUALIDADE E CASAMENTO
1ª RUPTURA – com a idéia de FAMÍLIA COMO VALOR SAGRADO ( visão naturalizada )
QUESTÕES : AVANÇOS TECNOLÓGICOS ( anticoncepção e reprodução assistida, reprodução em vitro, etc )
MOVIMENTOS SOCIAS ( feminista, direitos da criança,etc
IDENTIFICAÇÃO DA PATERNIDADE ( alterações nos laços responsabilidades no que diz respeito ao lugar do homem –pai e tensões no lugar do masculino dentro da família )
2ª RUPTURA – com a IDEALIZAÇÃO FAMÍLIA E DO MUNDO FAMILIAR ( porto seguro, união e harmonia , etc)
3ª RUPTURA – JURÍDICO-LEGAL ( alterações, constitucionais, civis, direito da criança – ECA , direitos da Mulher, etc ) .
Com a CF 88 ( igualdade entre homens e mulheres em direitos e obrigações, quebra da chefia conjugal masculina, diferenciação entre filhos, introduz a idéia de proteção legal da criança e da mulher contra seus próprios familiares , assim como a convivência familiar como direito básico.
Com o NCC – 2003 ( elimina normas discriminatórias de gênero, introduz o conceito de direção compartilhada e poder compartilhado, substitui o termo homem por pessoa, estabelece a guarda à aquele com melhores condições de excelência, etc ) .
FAMÍLIA
• CONDIÇÕES MATERIAIS DE VIDA - ( produção, reprodução , socialização, renda e consumo)
• INSTITUIÇÃO SOCIAL - ( conjunto de normas, regras historicamente construídas e expressas nos costumes e na legislação )
• VALOR – conjunto de valores definidos como ideologia, estereótipos, prescrições, imagens e representações sobre o que ela “ é” e “ deve ser” ( Estado, Igreja, Ciência , etc )
FAMÍLIA
“ CONJUNTO DE RELAÇÕES SOCIAIS BASEADAS EM ELOS DE SANGUE, ADOÇÃO E ALIANÇAS SOCIALMENTE RECONHECIDAS ATRAVÉS DOS COSTUMES OU DA LEGISLAÇÃO “
Reconhecimento de NOVAS CONFIGURAÇÕES
• NUCLEAR ( incluindo 2 gerações )
• EXTENSAS ( incluindo 3 ou 4 gerações )
• CASAIS
• MONOPARENTAIS ( masculinas ou femininas )
• CASAIS HOMOSSEXUAIS ( com ou sem crianças )
• ADOTIVAS TEMPORÁRIA OU BI-RACIAIS OU MULTI-CULTURAIS
• RECONSTITUÍDAS ( após separações e divórcios )
• PESSOAS COM CONVIVÊNCIA SEM LAÇOS LEGAIS ( comunitárias)
FAMÍLIA EM REDE
FAMÍLIA - relação entre sua constituição como NÚCLEO e configuração em REDE ( deslocamento dos papéis familiares e circulação temporária de seus membros ) DE SOCIABILIDADE
• CICLOS DE DESENVOLVIMENTO DO GRUPO DOMÉSTICO ;
• EXERCÍCIO DOS PAPÉIS FAMILIARES ( deslocamento ) ;
• RUPTURAS CONJUGAIS ( rearranjos, separações, morte ) ;
• MONOPARENTALIDADE ( autoridade moral , ordem moral );
• PROCESSOS DE RISCO E VULNERABILIDADES ( desemprego, ou instabilidades no mundo do trabalho, violência, etc ) ;
• COLETIVAÇÃO DAS RESPONSABILIDADES .
FAMÍLIA COMO EIXO MORAL - são da família aqueles com quem se pode contar, quer dizer, aqueles em quem se pode confiar “
FAMÍLIA
Agrupamento humano, um núcleo em torno do qual as pessoas se unem, primordialmente, por razões afetivas, de proteção e de sobrevivência, dentro de um projeto de vida comum, em que compartilham um cotidiano, e , no decorrer das trocas intersubjetivas, transmitem tradições, planejam seu futuro, acolhem-se, atendem os idosos, formam crianças
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