Doença ocupacional
Resenha: Doença ocupacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andreypds • 14/11/2014 • Resenha • 308 Palavras (2 Páginas) • 217 Visualizações
Doença Ocupacional é a designação de várias doenças que causam alteração na saúde do trabalhador provocada por fatores relacionados ao ambiente de trabalho, ou seja, são as doenças que estão diretamente ligadas à atividade desempenhada pelo trabalhador ou as condições de trabalho as quais ele está submetido.
Ao contrário de uma dor de cabeça ou gripe que surge após um período intenso de trabalho, alguns problemas de saúde podem estar relacionados ao desempenho da atividade profissional que dão ao trabalhador, do ponto de vista legal, os mesmos direitos de um acidente de trabalho.
A NR17 estabelece os parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas do homem. Máquinas, ambiente, comunicações dos elementos do sistema, informações, processamento, tomada de decisões, organização, tudo isso gera consequências no trabalhador, e devem ser avaliados, e se necessário, reorganizado.
A análise ergonômica nos dias atuais tem sido solicitada por fiscais e pode ser feita por profissionais de diversas áreas, os quais estejam de alguma forma inseridos no contexto homem x máquina (Medicina, Fisioterapia, Engenharia, etc.), também no sentido de prevenção a doenças ocupacionais, acidentes de trabalho, implantação de ginástica laboral etc.
Atualmente várias empresas já buscam a melhoria da qualidade do trabalho dos empregados e já estabelecem uma série de programas como forma de incentivar a saúde do trabalhador. Nas grandes capitais e áreas mais industrializadas, o empresariado, já consciente dos futuros problemas, está investindo neste programas, como também, em estudos sobre as vantagens da ergonomia para a melhoria da produção nas empresas. Se por um lado, o uso da ergonomia pode sugerir maior gasto, por outro representa uma economia para a empresa e como consequência, a melhoria da saúde do trabalhador e da sociedade.
...