Dossie de Hapkido para cinto verde
Por: Gonçalo Caires • 2/12/2015 • Projeto de pesquisa • 668 Palavras (3 Páginas) • 344 Visualizações
BULLYING
E AS
VANTAGENS DA APRENDIZAGEM
DE HAPKIDO PARA UMA VÍTIMA DE BULLYING
Nome: Gonçalo Luís Gonçalves Caires, 6ºkup de Hapkido KHF
Mestre: Emanuel Caetano, 4ºdan de Hapkido KHF
INTRODUÇÃO
Todos nós enfrentamos diversas lutas no nosso dia a dia, seja ao levantar-se da cama e ir para o trabalho ou para a ir para a escola, ou até mesmo ir para o ginásio treinar. Tudo lutas triviais do nosso quotidiano, mas há dessas lutas que deixam marcas, como por exemplo o bullying. Talvez testemunhamos essa mesma situação no trabalho, na escola, no ginásio ou quando estamos com os amigos, nem nos apercebendo do que se passa á nossa volta. Todos os dias, pessoas são gozadas e ficam marcadas durante toda a vida com medos e inseguranças.
O meu trabalho vai incidir um pouco sobre a pergunta:
"Será que eu podia ter feito algo para evitar isto?"
Vou introduzir uma definição rápida sobre o que é o bullying e o dar o meu ponto de vista nos aspectos em que a prática Hapkido pode ajudar uma vítima desta terrível situação, sempre dispondo exemplos e testemunhos que vos farão entender o meu trabalho a um nível pessoal.
BULLYING
O que é o bullying?
Uma pergunta feita durante muito tempo, de facto ninguem consegue defenir o que é bullying ao certo e as defenições costumam saltar de uma acção não intencional e não refletida, para um acto cruel e planejado por mentes perversas. A definição que pode ser assumida como geral é que o bullying é, na maior parte das vezes, dirigido a uma pessoa que se tenta adaptar/integrar num certo nicho da sociedade ou a alguem que é diferente segundo certos padroes (religião, preferências sexuais, aparência física, etc.).
Normalmente, este acto é cometido sem nenhuma motivação evidente, sendo caracterizado com acções repetidas e intencionais que, como já referi, infligem desconforto e prejuízos seja a nível emocional ou físico, sendo enfligido por provocações, agressões verbais e/ou físicas e exclusão social. Podemos assumir que onde há bullying, existe um grande desequilibrio de poder. Um "bullie" pode agir sozinho ou em grupo.
Na minha opinião, o "bullie" ou atacante, é uma pessoa frágil que provavelmente já sofreu ou sofre ainda destes abusos, seja em casa ou no seu sítio de trabalho, por isso sente-se obrigado a fazer a mesma coisa, mesmo que ache errado, de modo a ser aceite no nicho que pretende se integrar. Apartir deste meu pensamento posso refletir que o "bullie" não passa de uma pessoa que foi vitimizada e não sabe mais o que fazer se não vitimizar os outros de modo a este não ser vitimizado de novo. É uma pessoa presa num ciclo que torna e torna a acontecer.
Existem vários tipos de bullying:
- bullying verbal- é o tipo de bullying mais comum. São os apelidos, as gozações, a difamação, a crítica cruel, telefonemas abusivos, e-mails que intimidam, ameaças,, ‘brincadeiras’ sobre raça, religião e orientação sexual. É mais fácil de fazer, porque pode ser só sussurrado, de forma que os adultos não escutem. Pode vir através de bilhetinhos passados na turma escondido do professor.
- bullying físico- caracterizado por agressões físicas, assédio sexual, destruicãoou roubo de bens pessoais, perseguição e ameaças de agressão, sinais obscenos,etc.
- bullying social- descrito por exclusão, isolamento, humilhação e/ou intimidações públicas.
- cyberbullying- usado na internet, em redes sociais e em diversos fórums em "chat's" de jogos (etc.). Atinge maioritariamente os jovens e jogadores de jogos "multiplayer". Baseado no bullying verbal mas atravês de mensagens escritas, directas e indirectas.
O que sofre uma vítima de bullying
...