Drogas na a dolecencia
Por: tinara • 5/5/2016 • Resenha • 2.178 Palavras (9 Páginas) • 306 Visualizações
[pic 1] | 1ª Avaliação Parcial de Gerenciamento de Resíduos Sólidos I Curso: Tecnologia em Saneamento Ambiental Profª Aline de Carvalho Oliveira Data: 16/03/10 Prova “B” |
Aluno: Mayanna_Maria Gomes da Silva ______________________________
1 – Sobre a gestão de resíduos sólidos no Brasil, marque a única alternativa falsa: (1 ponto)
a. A gestão dos resíduos sólidos é um dos setores do saneamento básico e se conduzida de maneira inadequada acarreta o comprometimento da saúde da população e a degradação dos recursos naturais.
b. A Constituição Federal Brasileira diz nos Incisos I e V de seu Artigo 30, que é atribuição municipal legislar sobre assuntos de interesse local, especialmente quanto à organização dos seus serviços públicos, como é o caso da limpeza urbana.
c. São, também, competências Municipais, estabelecer o uso do solo em seu território e emitir alvará de localização para o funcionamento de atividade.
d. Dentro do sistema de limpeza urbana, a etapa que demanda maior percentual de recursos por parte da municipalidade é a de limpeza e varrição de logradouros públicos.
e. Não é responsabilidade municipal cuidar da disposição de resíduos sólidos industriais.
2 – No Brasil, os municípios não tem qualquer responsabilidade sobre os resíduos sólidos industriais, ficando tais atividades a cargo do empreendedor. Nesses casos prevalece o princípio do poluidor-pagador, que significa dizer que... (1 ponto)
O princípio do poluidor pagador encontra-se estabelecido na lei da Politica Nacional do Meio Ambiente, isso significa dizer que cada gerador é responsável pela manipulação e destino final de seu resíduo.
3 – Os resíduos sólidos podem ser classificados de diferentes formas, como por exemplo, quanto aos seus riscos potenciais em causar danos ambientais. Mostre a classificação dos resíduos sólidos quanto ao risco à saúde pública e ao meio ambiente (NBR 10004/2004) e descreva as características que identificam cada uma das classes. (2,5 pontos)
Classe I ou Perigosos: São aqueles, que em função de suas características intrínsecas de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade ou patogenicidade, apresentam risco à saúde pública, através do aumento da mortalidade ou da morbidade, ou ainda provocam efeitos adversos ao meio ambiente quando manuseados ou dispostos de forma inadequada.
Classe II ou Não-Inertes: São os resíduos que podem apresentar características de combustibilidade, biodegrabilidade ou solubilidade, com possibilidade de acarretar riscos a saúde ou ao meio ambiente, não se enquadrando nas classificações de resíduos classe I – Perigosos – ou Classe III – Inertes.
Classe III ou Inertes: São aqueles que por suas características intrínsecas, não oferecem riscos a saúde e ao meio ambiente, e que, quando amostrados de forma representativa, segundo a norma da NBR 10.007, e submetidos a um contato estático ou dinâmico com água destilada ou deionizada, a temperatura ambiente, conforme teste de solubilização segundo a orma NBR 10.006, não tiverem nenhum de seus constituintes solubilizados a concentrações superiores aos padrões de potabilidade da água, conforme listagem nº 8 executando-se os padrões de aspecto, cor, turbidez e sabor.
4 – Complete as afirmativas: (1 ponto)
a. O lixo domiciliar especial é composto por: Entulho de obras, Pilhas e baterias, Lâmpadas fluorescentes, Pneus.
b. O manuseio dos resíduos de atividades agrícolas segue as mesmas rotinas e se utilizados mesmos recipientes e processos empregados para os resíduos de Classe I.
5 – Leia as seguintes afirmativas:
I. A composição química consiste na determinação dos teores de matéria orgânica, carbono, nitrogênio, potássio, resíduo minerais, dentre outros, e é importante porque influencia o dimensionamento das instalações de todos os processos de tratamento térmico.
II. Peso específico aparente é o peso do lixo compactado em função de seu volume, expresso em kg/m³.
III. A relação carbono/nitrogênio indica o grau de decomposição da matéria orgânica do lixo nos processos de tratamento e disposição final e é fundamental para se estabelecer a qualidade do composto produzido na compostagem.
Sobre as afirmativas acima, escolha o único item correto abaixo: (1 ponto)
a. I, II e III são falsas.
b. I e II são falsas.
c. I e III são falsas.
d. Apenas II é verdadeira.
e. Apenas III é falsa.
6 – Defina as seguintes características dos resíduos sólidos e diga se é uma característica física ou química. (1,5 ponto)
a. Geração per capita
É a relação entre a quantidade de resíduos gerados diariamente e o número de habitantes de determinada região. Característica física
b. Composição gravimétrica
É o percentual de cada componente em relação ao peso total da amostra de resíduos analisada. Característica Física.
c. Teor de umidade
Representa a quantidade de água presente no resíduos, medida em percentual do seu peso. Característica física.
7 – Os resíduos de fontes especiais são aqueles que, em função de suas características peculiares, merecem cuidados especiais em seu manuseio, acondicionamento, transporte e destino final. Que resíduos podem ser classificados como lixo de fontes especiais? (1 ponto).
Lixo Industrial que é formado por resíduos gerados pelas atividades industriais. São resíduos muito variados que apresentam características Diversificadas, pois estas dependem do tipo de produto manufaturado; Lixo radioativo que são considerados resíduos que emitem radiações acima dos limites permitidos pelas normas ambientais. No Brasil o manuseio, acondicionamento e disposição final do lixo radioativo está a cargo da CNEN; Lixo de Portos, Aeroportos e Terminais Rodoferroviários que são gerados tanto nos terminais, como dentro dos navios, aviões e veículos de transporte. Os resíduos dos portos e aeroportos são decorrentes do consumo de passageiros em veículos e aeronaves e sua periculosidade está no risco de transmissão de doenças já erradicadas no país e a transmissão também pode se dar através de cargas eventualmente contaminadas, tais como animais carnes e plantas; Lixo Agrícola que é formado basicamente pelos restos de embalagens impregnados com pesticidas e fertilizantes químicos, utilizados na agricultura, que são perigosos; Resíduos do Serviço de Saúde compreende todos os resíduos gerados nas instituições destinadas a preservação da saúde da população.
...