ECONOMIA DE MERCADO
Casos: ECONOMIA DE MERCADO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danielalobo • 24/5/2014 • 1.461 Palavras (6 Páginas) • 287 Visualizações
ENÇÃO: Esse é um Avaliativo e, portanto segue as seguintes configurações:
- Possui numero de tentativas ilimitadas,
- Valida a sua frequência e nota na disciplina em questão,
- Apresenta as justificativas corretas para lhe auxiliar no estudo, porém aconselhamos que as consulte como ultimo recurso.
- Não considera "tentativa em andamento" (tentativas iniciadas e não concluídas / enviadas),
- Possui um prazo limite para envio (acompanhe seu calendário acadêmico),
Várias tentativas Este teste permite várias tentativas.
Forçar conclusão Este teste pode ser salvo e retomado posteriormente.
Expandir Estado de Conclusão da Pergunta:
Pergunta 1
Os fatos econômicos são anteriores ao reconhecimento da economia como uma ciência destacada das demais. Com relação a isso, podemos considerar:
I. Os mercados desempenhavam um papel de extraordinária relevância nos períodos anteriores à constituição do Império Romano.
II. A expansão dos mercados, de fato, somente aconteceu com o advento do Feudalismo, que se seguiu à queda do Império Romano do Ocidente.
III. O nascimento da economia como uma ciência autônoma ocorreu no século XVIII, e a obra “Riqueza das Nações”, de Adam Smith, pode ser considerada como o marco inicial de suas ideias e conceitos.
Sobre as afirmações, podemos dizer que:
a.
A I está correta.
b.
A III está correta.
c.
A II está correta
d.
Todas estão incorretas.
e.
Apenas a I está incorreta.
0,5 pontos
Pergunta 2
Questiona-se se haveria o estudo destacado de economia caso inexistissem os livres mercados, como atualmente. A respeito dessa reflexão, leia as seguintes assertivas:
I. A economia não se transformou em ciência apenas pela aparição dos livres mercados.
II. Muito importante é considerar as grandes mudanças no pensamento científico da época, que sucedeu a um longo período de forte predominância dos aspectos religiosos, comparativamente aos econômicos.
III. As premissas cruciais que caracterizam, conforme a teoria, os comportamentos racionais no mercado são, mais do que naturais e inerentes ao próprio desenvolvimento da espécie humana, construídas socialmente com base nas interações dos agentes econômicos.
Com relação a essas assertivas, podemos afirmar que:
a.
A I e a II estão incorretas.
b.
A II e a III estão incorretas.
c.
A I e a III estão incorretas.
d.
Todas estão incorretas.
e.
Todas estão corretas.
0,5 pontos
Pergunta 3
Uma forte estrutura hierárquica predominou durante todo o longo período que ficou conhecido como Idade Média. Alguns aspectos tornaram singular essa época, como, por exemplo:
I. A predominância do trabalho escravo, executado pelos servos (obedientes aos senhores feudais) e suas respectivas famílias.
II. Atitudes de reciprocidade entre o servo e o senhor feudal, pagando, o primeiro, normalmente em espécie (não em dinheiro) por proteção social, militar, econômica e jurídica deste último.
III. Destaque à forte atuação da Igreja Católica que, com seus dogmas e recomendações, orientava grande parte das atividades dos habitantes do feudo.
Com base nessas afirmações, podemos considerar que:
a.
A II e a III estão corretas.
b.
Apenas a I está incorreta.
c.
A I e a II estão corretas.
d.
Somente a III está correta.
e.
Todas estão incorretas.
0,5 pontos
Pergunta 4
Acompanhando a evolução do uso da moeda, observa-se que:
I. Já era fortemente requerida nas transações dentro dos próprios domínios feudais, na Idade Média.
II. A assertiva indicada no tópico I, anterior, justifica-se pelo dramático aumento das atividades comerciais naquele período.
III. Os senhores feudais eram fortemente apoiados pelos reis no estabelecimento de suas legislações e normas de conduta, em termos de uso de moeda, entre os habitantes do feudo.
Com base nessas afirmações, podemos considerar que:
a.
Todas estão corretas.
b.
Todas estão incorretas.
...