EDUCAÇÃO E FAMÍLIA: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL.
Artigo: EDUCAÇÃO E FAMÍLIA: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MariNunes • 1/3/2015 • 9.778 Palavras (40 Páginas) • 160 Visualizações
EDUCAÇÃO E FAMÍLIA: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL.
Brincar não é perder tempo, é ganha-lo. É triste ter meninos sem escola, mas mais triste é vê-los enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para formação humana.
Carlos Drummond de Andrade.
RESUMO
A participação da família na educação do aluno é um fator de fortalecimento da escola na sociedade, é um veiculo de interação social e promovedora da relação educação família. Além disso, a presença da família assegura ao aluno uma base forte para seu desenvolvimento, não só a aprendizagem, como também, de princípios éticos de valores sociais, afetivos que são necessários à sua formação como pessoa e como cidadão. Quando a família participa ativamente no processo escolar, é sempre mais difícil que aconteça o fracasso do aluno, pois este interesse fortalece o aluno em sua identidade como pessoa, e os reflexos no sentimento de segurança que se cria, transformando-se em uma sólida certeza para esse aluno a de ser alguém que pertence a um grupo coeso; família e educação.
Palavra- chave: Família, Educação, Participação, escola.
.
ABSTRACT
The participation of the family in the student's education is a factor of invigoration of the school in the society, it is an I transmit of social interaction and promovedora of the relationship education family. Besides, the presence of the family assures the student a strong base for his/her development, not only the learning, as well as, of ethical beginnings of values social, affectionate that you/they are necessary to his/her formation as person and as citizen. When the family participates actively in the school process, you/he/she is always more difficult than the student's failure happens, because this interest strengthens the student in his/her identity as person, and the reflexes in safety's feeling that grows up, becoming a solid certainty for that student the one of being somebody that belongs to an united group; family and education.
Word - key: family, Education, Participation, school.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO................................................................................................. 10
2. EDUCAÇÃO E FAMÍLIA: Uma relação possível............................................... 11
3. LIMITES E DISCIPLINA NA ESCOLA.......................................................15
3.1 O desafio dos professores..............................................................................17
3.2 A indisciplina e agressividade no contexto familiar e escolar..........................21
3.4 Razões da indisciplina e da agressividade......................................................24
4 CARACTERÍSTICAS DE UMA CLASSE DE ALUNOS.................................28
5 PRÁTICA .......................................................................................................30
6 HISTORICO DO ASSENTAMENTO PALMARES.......................................... 31
7 BREVE HISTÓRICO DA E M DE ENSINO FUNDAMENTAL CRESCENDO NA PRÁTICA......................................................................................................32
8 ANALISE DE DADOS......................................................................................36
9 PROPOSTA........................................................................................................37
CONCLUSÃO................................................................................................38
REFERENCIA...............................................................................................39
ANEXO..........................................................................................................40
1. INTRODUÇÃO
O texto apresentado discute a importância relação da família com a escola para o desenvolvimento psíquico da criança em idade escolar. Pesquisas no campo da psicologia mostram que a presença da família no contexto escolar auxilia no desenvolvimento da atenção, confiança, estimulo além da compreensão de regras e papéis sociais. Assim, consideramos importante a discussão do papel da família frente às necessidades e possibilidades de educar a criança.
O eixo temático, escola e família vêm cada vez mais se fortificando a valorização entre os alunos e os familiares, facilitando as relações de trabalho em casa e na escola. Este texto discute questões argumentando que a política educacional, o currículo e a prática pedagógica articulam os trabalhos educacionais realizados pela escola e pela família, segundo um modelo de família e papel parental ideal e com base nas divisões de tarefas, a família sobrecarrega os professores, que além de desenvolver a formação cognitiva dos alunos, desenvolvem a educação moral tarefa essa que seria da família.
Com base nisso observando o desempenho de cada um, se tratando de uma pesquisa em fase inicial, ainda não dispõe de dados empíricos que possam ser discutidos, portanto, apresento dados coletados em livros especializados, observação e entrevista com os professores, pais e alunos da escola Municipal Crescendo na Prática. Forjando elementos que possa responder as expectativas de outros pesquisadores.
2- EDUCAÇÃO E FAMÍLIA:
...