EDUCAÇÃO E PESQUISA
Ensaios: EDUCAÇÃO E PESQUISA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: morgana_almeida • 25/10/2013 • 412 Palavras (2 Páginas) • 259 Visualizações
PRÉ-PROJETO DE PESQUISA
Tema: Avaliação na Educação Infantil
Título: Conceitos a serem avaliados pelo professor.
Problematização: Na forma de integrar e modificar o modo de conhecimento dos profissionais na educação referente à educação infantil é necessário verificar quais os critérios que o educador deve utilizar para avaliar as competências e habilidades da criança nessa fase, para que a mesma possa progredir para as diferentes fases.
Objetivo geral: Observar a forma na qual os educadores estão avaliando as crianças na educação infantil.
Objetivo específico: Este trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar como educador está avaliando as crianças da educação infantil, que metodologia deve ser utilizada para esse processo, e observar se esta fase da educação bem avaliada contribui para o processo de alfabetização.
Justificativa:
Existem muitas dúvidas em relação como aos educadores devem avaliar as crianças da educação infantil e o que deve se levar em consideração nesta avaliação.
Segundo RECNEI “formação Pessoal e Social”, (1998, p. 65-66), aborda sobre a avaliação, o texto orienta o educador que a observação deve partir da forma de se expressar da criança, sua concentração e envolvimento nas atividades e sua satisfação com as produções e conquistas são importantes para o acompanhamento e a avaliação, permitindo um replanejamento da ação pedagógica. “no que se refere à avaliação formativa, deve-se ter em conta que não se trata de avaliar a criança, mas sim as situações de aprendizagem que foram oferecidas” (1998, p.66).
Para Holffmann (1996, p 19) desenvolveu um trabalho diretamente para a avaliação na educação infantil. A autora define alguns pressupostos básicos para a avaliação nessa fase de ensino, e uma delas é uma proposta pedagógica que vise levar em conta a diversidade de interesse e possibilidade de exploração do mundo da criança, respeitando sua identidade sociocultural e proporcionando-lhe um ambiente interativo e situações de experiências para a criança. Um processo avaliativo permanente de observação, registros e reflexão acerca do pensamento das crianças de suas diferenças culturais e de desenvolvimento, embasador do repensar do educador sobre o fazer pedagógico. A avalição das crianças da Educação infantil não ser realizada como forma de medir conhecimentos, mas como ponto de partida, servirá para diagnosticar as necessidades do educando, com isso o educador poderá transformar sua prática de ensino.
O resultado deste trabalho beneficiará alunos e professores, pois muitas dúvidas serão esclarecidas. E com o esclarecimento os educadores irão saber como avaliar de mais objetiva essa fase da educação, e também contribuirá para a alfabetização, fase fundamental do desenvolvimento escolar das crianças, minimizando as diferenças socioculturais.
Referências:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume2.pdf
http://unopar.br/portugues/revfonte/arquivos/avaliacao/7avalicao.html
...