EMISSÕES ATMOSFÉRICAS: UMA ANÁLISE DAS CONSEQUÊNCIAS GERADAS PELA POLUIÇÃO DA INDÚSTRIA SIDERÚRGICA NAS COMUNIDADES PRÓXIMAS
Por: Eduarda Almeida • 2/10/2018 • Projeto de pesquisa • 999 Palavras (4 Páginas) • 174 Visualizações
[pic 1][pic 2]
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ
IFCE CAMPUS MARACANAÚ
LICENCIATURA EM QUÍMICA
SARA EDUARDA TABOSA ALMEIDA
EMISSÕES ATMOSFÉRICAS: UMA ANÁLISE DAS CONSEQUÊNCIAS GERADAS PELA POLUIÇÃO DA INDÚSTRIA SIDERURGICA NAS COMUNIDADES PRÓXIMAS.
MARACANAÚ – CE
2018
SARA EDUARDA TABOSA ALMEIDA[pic 3]
EMISSÕES ATMOSFÉRICAS: UMA ANÁLISE DAS CONSEQUÊNCIAS GERADAS PELA POLUIÇÃO DA INDÚSTRIA SIDERURGICA NAS COMUNIDADES PRÓXIMAS.
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE Campus Maracanaú, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Metodologia Científica.
Orientador (a): Prof. Dra. Rossana Barros Silveira.
MARACANAÚ – CE
2018
SUMÁRIO[pic 4]
1 INTRODUÇÃO ........................................................................................ 5
2 JUSTIFICATIVA ...................................................................................... 6
3 OBJETIVOS ............................................................................................ 7
3.1 Geral .................................................................................................... 7
3.2 Específicos ......................................................................................... 7
4 METODOLOGIA ..................................................................................... 8
REFERÊNCIAS ......................................................................................... 10
1 – INTRODUÇÃO
O constante crescimento dos centros urbanos e o avanço da tecnologia acarretam uma grande demanda para a indústria de base mundial, principalmente para as siderúrgicas onde ocorre a elaboração de ferro gusa, aço, ferro ligas e silício metálico. Apesar das medidas instauradas para o gerenciamento dos resíduos emitidos pelo processo de produção, a siderúrgica continua sendo uma grande fonte de contaminação por substâncias tóxicas para a saúde humana e ao meio ambiente.
Com o processamento do minério de ferro os complexos siderúrgicos liberam anualmente enormes quantidades de poluentes atmosféricos orgânicos, tais como o Benzeno e os HPA’s, e inorgânicos, como CO2 e SO2. As consequências de tais compostos são diversas na atmosfera, além disso possuem implicações à saúde humana e dos demais seres vivos pelos seus efeitos carcinogênicos e mutagênicos.
O material particulado emitido pelas chaminés das usinas afeta diretamente a população que se encontra em regiões próximas. Como é o caso da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), onde a população foi crescendo no entorno com o passar a construção do complexo portuário na região. Devido a alteração da qualidade do ar nos arredores da indústria, houve um aumento do casos de problemas respiratórios pelos moradores além de outras complicações dermatológicas e distúrbios gastrointestinais (O POVO, 2018).
Existem várias técnicas que são capazes de aumentar a eficiência da produção e minimizar as emissões geradas pelos processos de coqueificação, fundição, redução carbotérmica, sintetização e laminação, porém sem muita eficiência deixando escapar gases e partículas. Outros processos para a capitação e tratamento dessas emissões são empregados, porém cada processo requer um tipo de controle e prevenção específico dos poluentes (OLIVEIRA, 2014) diminuindo de maneira considerável a quantidade de partículas e gases tóxicos exalados pelas chaminés das fábricas.
2 JUSTIFICATIVA
Depois de analisar diferentes cenários em áreas próximas a usinas siderúrgicas, foi encontrado uma série de problemas provenientes da poluição causada pela emissão de particulados tóxicos. Doenças respiratórias e dermatológicas estão entre os relatos mais comuns entre os moradores que moram nas redondezas, além disso descrevem haver acumulação de pó de carvão de minério de ferro sobre o chão e pertences em repouso.
Este trabalho foi realizado com o objetivo de examinar a emissão de gases e partículas provenientes do processo de produção em uma usina siderúrgica, investigar suas formações e as consequências geradas a saúde humana e ao ecossistema. Além disso analisa técnicas de gerenciamento ambiental capazes de reduzir os impactos gerados pelas indústrias de maneira eficiente fazendo uma comparação com as técnicas mais utilizadas por esse ramo industrial.
3 OBJETIVOS
3.1 Objetivo Geral
Buscando identificar os problemas acerca da produção de aço e ferro, seus efeitos na saúde humana e os problemas econômicos e sócio ambientais que acarreta. Comunidades próximas apresentaram vários problemas respiratórios além de outros problemas que derivaram das substâncias expelidas pelas chaminés da usinas. Para tentar entender esta situação, este trabalho será desenvolvido com a finalidade de alertar sobre os perigos consequentes do material particulado industrial e possíveis soluções para os problemas encontrados.
...