EMPREENDEDORISMO
Dissertações: EMPREENDEDORISMO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dransalihe • 22/2/2015 • 882 Palavras (4 Páginas) • 1.220 Visualizações
(Pág. 59)
Atividade do Dia 26
EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO
Roteiro de Atividade
1. Baseado na leitura do texto, defina o conceito de empreendedorismo corporativo.
Empreendedorismo corporativo abrange um conjunto de ações, ideias e alternativas dentre outras formas de inovar, buscando assim novas oportunidades a todo momento.
2. Como você incorporaria o conceito de empreendedorismo corporativo em sua vida profissional?
Atentando-me para as oportunidades que irão surgir, e aproveitando-as.
Procurando superar as dificuldades encontradas da melhor forma possível, como soluções práticas e inovadoras.
3. “O empreendedor corporativo percebe oportunidades onde os outros enxergam dificuldades”. Como você discorre sobre essa afirmativa?
Um empreendedor de sucesso é capaz de sobressair diante das dificuldades, tornando-as grandes oportunidades de fazer a diferença de forma inovadora.
PESQUISA:
EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO
O empreendedorismo é definido de forma abrangente e pode ser aplicado a diversos tipos de organização, incluindo empresas já estabelecidas. Uma revisão das terminologias usadas e dos significados do termo empreendedorismo corporativo é apresentada. Os vários aspectos que envolvem o processo empreendedor – a análise de oportunidade, a equipe empreendedora e os recursos para o desenvolvimento do negócio – são analisados à luz do empreendedorismo corporativo. Formas de implementar o empreendedorismo corporativo na organização e seus objetivos também são apresentados. Reflexões sobre a eficácia do empreendedorismo corporativo e recomendações para a obtenção de melhores resultados igualmente são discutidas e propostas.
O EMPREENDEDOR CORPORATIVO
Antigamente era possível observar uma clara divisão entre empreendedores e executivos corporativos, e esta distinção definia o papel das pessoas de forma antagônica. Hoje, espera-se das pessoas, sejam profissionais liberais ou gestores, o empreendimento de novas idéias, negócios e ações que efetivamente possam ser traduzidas em novos projetos, processos e atividades que gerem resultados positivos. A mudança comportamental é necessária para que a organização possa se adaptar às mudanças no ambiente. O desafio está em buscar um novo tipo de líder corporativo, aquele que aborda os problemas de forma criativa e empreendedora e que se sente bem no gerenciamento de mudanças. Segundo Pinchot (2004) os intra-empreendedores, ou empreendedores corporativos, são aqueles que transformam idéias em realidades dentro de uma empresa. O intra-empreendedor pode ser ou não a pessoa que apresenta primeiro uma idéia. Os intra-empreendedores arregaçam as mangas e fazem o que é preciso ser feito. Eles solicitam a ajuda de outros. Independente de estarem trabalhando com uma idéia própria ou criando a partir da idéia de outra pessoa, eles são os “sonhadores que agem” (PINCHOT, 1987). Empreendedorismo corporativo, de acordo com Dornelas (2003) é o processo pelo qual um indivíduo ou um grupo de indivíduos, associados a uma organização existente, criam uma nova organização ou instigam a renovação ou inovação dentro da organização existente. O grande desafio do empreendedor corporativo está em buscar o equilíbrio entre realidade e sonho. De acordo com Pinchot (2004) o empreendedor com coragem e discrição deve ser capaz de utilizar seu talento e conhecimento para encontrar uma forma de transformar esse sonho em realidade vantajosa. A prática do empreendedorismo corporativo ocorre em organizações que estimulam e incentivam as iniciativas empreendedoras de seus funcionários. Para tanto, requer uma radical mudança
...