EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS
Pesquisas Acadêmicas: EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: enoartioli • 26/5/2014 • 3.399 Palavras (14 Páginas) • 408 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
REGINA CÉLIA VITTORAZI
EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS
Cáceres
2014
REGINA CÉLIA VITTORAZI
EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS
Trabalho apresentado ao Curso de bacharelado em administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de gestão de projetos, economia do setor público, administração de produção logistica e plano de negócios e empreendedorismo.
Cáceres
2014
Sumário
INTRODUÇÃO 4
DESENVOLVIMENTO 5
FASES DE UM PROJETO 5
ÁREAS ESPECÍFICAS NO GERENCIAMENTO DO PROJETO 6
VARIÁVEIS DE TOMADA DE DECISÃO 9
MÉTODOS E TÉCNICAS DE LOCALIZAÇÃO 10
ADMINISTRADOR, EMPREENDEDOR E INTRAEMPREENDEDOR 11
PLANO DE MARKETING 14
CONCLUSÃO 16
BIBLIOGRAFIA 17
INTRODUÇÃO
Trabalho composto por três desafios relacionados as disciplinas estudadas durante este semestre, cada desafio irá exigir do academico um nivel de conhecimento que esta sendo trabalhado ao longo do curso, Cada dia estamos mais preparados para o mercado de trabalho.
Neste trabalho iremos trabalhar com as princiais disciplinas para a abertura de sua empresa onde trabalharemos com gestão de projetos e suas respectivas fases, juntamente com a parte de logistica e a iniciativa do academico sendo ele um empreendedor ou intraempreendedor.
DESENVOLVIMENTO
FASES DE UM PROJETO
Projeto é um empreendimento aonde iremos reunir recursos financeiros juntamento com recursos de pessoas formalmente organizados com um objetivo em comum de obter um determinado produtos em um prazo estimulado.
Todo projeto é constituido de cinco fases:
• Fase de iniciação - É a fase inicial do projeto, quando uma determinada necessidade é identificada e transformada em um problema estruturado a ser resolvido por ele. Nessa fase, a missão e o objetivo do projeto são definidos, bem como as melhores estratégias são identificadas e selecionadas. Exemplo:
• Fase de planejamento – É a fase responsável por detalhar tudo aquilo que será realizado pelo projeto, incluindo cronogramas, interdependências entre atividades, alocação dos recursos envolvidos, analise de custos, etc., para que, no final dessa fase, ele esteja suficiente detalhado para ser executado sem dificuldades e imprevistos. Nessa fase, os planos auxiliares de comunicação, qualidade, riscos, aquisições e recursos humanos também são desenvolvidos.
• Fase da execução - É a fase que materializa tudo aquilo que foi planejado anteriormente. Qualquer erro cometido nas fases anteriores fica evidente durante essa fase. Grande parte do orçamento e do esforço do projeto é consumida nessa fase.
• Fase de monitoramento e controle – É a fase que acontece paralelamente ao planejamento operacional e à execução do projeto. Tem como objetivo acompanhar e controlar aquilo que está sendo realizado pelo projeto, de modo a propor ações corretivas e preventivas no menor espaço de tempo possível após a detecção da anormalidade. O objetivo do controle é comparar o status atual do projeto com o status previsto pelo planejamento, tomando ações corretivas em caso de desvio.
• Fase de encerramento – É a fase quando a execução dos trabalhos é avaliada através de uma auditoria interna ou externa (terceiros), os livros e documentos do projeto são encerrados e todas as falhas ocorridas durante o projeto são discutidas e analisadas para que erros similares não ocorram em novos projetos (aprendizado).
ÁREAS ESPECÍFICAS NO GERENCIAMENTO DO PROJETO
Para se obter um bom desempenho no gerenciamento do projeto, o gerente de projeto deve dominar um conjunto de conhecimentos técnicos envolvendo nove áreas específicas e que são aplicados ao longo do projeto. Explique e dê exemplos das nove áreas de conhecimento do projeto.
O Gerenciamento de Projetos ajuda as organizações a atenderem as necessidades de seus clientes padronizando tarefas rotineiras e reduzindo o número daquelas que poderiam ser esquecidas. O Gerenciamento de Projetos assegura que os recursos disponíveis são alocados da maneira mais eficiente e eficaz, permitindo aos administradores a perceber o que está acontecendo" e "para onde as coisas estão indo" dentro das organizações.
Projetos são criados em todos os níveis da organização. Podem envolver uma pessoa ou milhares delas. Os projetos podem ser desenvolvidos em um único departamento da organização ou transpor suas fronteiras, como nas joint ventures e parcerias. Frequentemente, os projetos representam componentes críticos da estratégia de negócio das empresas.
O Gerenciamento de Projetos pode ser aplicado a projetos independentemente de suas dimensões, prazos e orçamentos. Alguns exemplos incluem:
• Desenvolver um novo produto ou serviço;
• Efetuar mudança na estrutura, no pessoal ou no estilo de uma organização;
• Conceber um novo veículo
...