TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPRESAS INOVADORAS E PROFISSIONAIS LIBERAIS

Trabalho Escolar: EMPRESAS INOVADORAS E PROFISSIONAIS LIBERAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  1.220 Palavras (5 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 5

A IBM (International Business Machines) é uma empresa que está presente em mais de 150 países, atua na fabricação e venda de Hardwares e Softwares além de dispor de serviços de hospedagem e consultoria que vão desde a nanotecnologia a computadores de grande porte. Ela não possui vínculos com Países onde está instalada, obedecendo assim apenas à lógica do capitalismo, ou seja, buscando a maximização de produção e resultados com custos baixos bem como leis pouco rígidas, inclusive chama a atenção é o modelo de contratação; através de terceirização de seu capital humano e, quando o contrato termina, os vínculos com aquele trabalhador se finda, salvo se a IBM demonstre interesse em renovar o contrato.

Sendo uma empresa que visa explorar o lado cidadão de seus funcionários de forma genuína, a IBM busca abrir espaço para participação de seus funcionários em todas as atividades de cidadania, a comunicação e as mídias sociais são liberadas, desse modo, ela busca melhorar a motivação e disposição dos seus colaboradores. A sua forma de trabalho é dinâmica e flexível e a sua atuação está baseada em alguns pilares estratégicos como: formar líderes bem preparados, compartilhar experiências, tecnologia e incentivar seus funcionários e voluntários gerando assim valor para sociedade.

Já as organizações burocráticas seguem as leis regentes de cada País e tem obrigações de zelar pela ordem da sociedade. Elas baseiam-se na impessoalidade e na formalidade com um regime interno mostrando-se carente das flexibilidades. Sua forma de trabalho é praticamente inflexível, suas atividades são rotineiras e praticamente imutáveis, temos como exemplo: A divisão do trabalho especializado, cada pessoa executa uma tarefa definida e confiada a ela; hierarquias, os trabalhadores são tratados de acordo a sua posição que ocupam; regras e regulamentos escritos devem ser seguidos; contratação, as pessoas são contratadas de acordo suas qualificações técnicas; autoridade, que repousa nos cargos e não no indivíduo que ocupa o cargo. Por outro lado, esse modelo de gestão busca honrar os direitos adquiridos ao trabalhador de acordo com as leis vigentes. Sua contratação é de maneira direta e a sua forma de organização humana que se baseia na racionalidade e na adequação dos seus objetivos com a finalidade de garantir a máxima eficiência no alcance dos seus objetivos.

Assim como a IBM, o Facebook e o Google também são empresas que empregam modelos de gestão diferentes, o Facebook atualmente é o maior site de rede social de relacionamento do mundo, aberto para todos os usuários incluindo empresas, pessoas e estudantes, seus contatos podem ser selecionados sendo necessário o envio de convite às pessoas desejadas para lista de contatos ao mesmo tempo é uma empresa aberta, ajuda-nos criar mais e melhores relações, encurta distâncias, fonte de entretenimento entre outras. Uma de suas principais fontes de renda resulta de aplicativos para a rede social, tais como jogos e outras formas de entretenimento online.

O Google, uma empresa multinacional americana por sua vez é um site mais empresarial no qual é visitado diariamente por milhares de pessoas. Dispõe de ferramentas de busca, anúncios, tira dúvidas, no seu campo de pesquisa, permite aos usuários localizar todos os sites Essas são algumas das suas ferramentas.

O Google é uma empresa capaz de gerenciar, sugerir, organizar informações e tonando-as acessíveis e úteis. Conta com sistema de círculos de amigos, podendo adicionar qualquer pessoa não precisando aceitar a um convite como nas redes sociais, sendo sua principal fonte de renda seus anúncios do Google Adwords.

Estas empresas têm a vantagem de ir até o cliente bastando apenas um clique. No Brasil, por exemplo, muitas empresas adotaram também a modalidade de venda online e prestação de serviços online, pelo próprio site ou de anunciantes.Empresas como essa precisam acompanhar a evolução da sociedade.

A busca por lucros e avanços tecnológicos, não tem sido somente das empresas, existe também uma modalidade na área de prestação de serviço como freelancer.

O trabalho do freelancer no Brasil de fato não correspondeu à tendência mundial, teve aceitação no mercador de trabalho, porém, de forma lenta, devido às leis trabalhistas, os encargos tributários entre outros, visto que nos países desenvolvidos tiveram maior aceitação no mercado, tendo seu crescimento acelerado.

Em algumas áreas alguns trabalhadores formais já se sentem ameaçados por essa nova modalidade de trabalho, pois a empresas se sentem atraídas pela praticidade da contratação.

Para abrir mão de um emprego formal ainda que não estável, o freelancer reserva muitas surpresas, tanto positiva quanto negativa. Dentre as positivas, podemos citar a flexibilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com