ENGENHARIA DE SEGURANÇA
Pesquisas Acadêmicas: ENGENHARIA DE SEGURANÇA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: grazikogut • 19/5/2014 • 1.239 Palavras (5 Páginas) • 2.144 Visualizações
1 - Qual a diferença entre o termo intoxicado e infectado?
No intoxicado, a contaminação ocorre após a ingestão de alimentos que já contêm toxinas produzidas por micro-organismos, os quais podem atacar a parede intestinal. Já no infectado, os micro-organismos patogênicos são ingeridos com os alimentos contaminados, e passam a produzir toxinas após entrar no organismo da pessoa afetada.Os sintomas de intoxicação aparecem rapidamente (algumas horas após a refeição). Quanto às infecções, o período de incubação é mais longo (alguns dias), uma vez que os germes necessitam de tempo para se multiplicar no aparelho digestivo. No entanto, é importante observar que a pessoa afetada tanto por intoxicação como por infecção pode contaminar outras através de suas fezes.
2 - Considerando que a DL100 de uma substância elimina 100% da população de amostra, e que a DL50 elimina 50% da população de amostra. Pergunto: a dose para provocar a morta numa DL20 é maior ou menor que a DL50 e DL100? Justifique sua resposta.
Uma substância que tem DL100 é muito mais tóxica, na mesma quantidade que uma de DL50 e esta do que uma DL20. Para se provocar a morte com uma determinada substância com DL20 será preciso então de uma dose muito maior do que uma de DL50 e mais ainda do que uma com DL100.
3 - Considerando que a DL50 de uma substância é de 2mg/kg, qual a dosagem média para provocar a morte de uma pessoa de 76Kg? Qual a classificação desta substância em nível de toxicidade?
Seria necessário serem ingeridas 152 para uma pessoa de 76 kg ter 50% de probabilidade de morrer.
De acordo com a tabela a baixo a classificação para esse nível é Toxico.
Categoria DL50 para ratazanas
(mg/kg massa corporal)
Muito tóxico menor que 25
Tóxico de 25 a 200
Nocivo de 200 a 2000
4 - O que é biotransformação? Ela pode ser dividida em?
É um mecanismo metabólico utilizado para reduzir as atividades de composto químicos exógenos e endógenos, os produtos da biotransformação são chamados de metabolitos, e podem ser divididos em reações da fase I e II. A reações da fase 1 consistem na oxidação, redução, de aminação e hidrolise. A oxidação é medida em parte pelo grupo das enzimas do citocromo P450, tambem chamados de oxidases de função mista. As reações da fase II envolvem a conjunção dos subgrupos hidrofílicos com estruturas químicas especificas.
5 - A partir de quantas horas, em média, o etanol começa a ser excretado pelo organismo humano? Qual a principal via de eliminação?
O processo de eliminação do álcool é lento. Refere-se, como exemplo, que no indivíduo que tenha atingido uma taxa de alcoolemia no sangue (TAS) de 2,00g/l meia-noite, só às 20 horas do dia seguinte o organismo eliminou completamente o álcool no sangue, apresentando, ainda, às 12horas uma taxa de 0,80g/l, em circunstâncias médias e normais. Só cerca de 5% do álcool ingerido é eliminado diretamente através da expiração, saliva, transpiração e urina. O restante passa rapidamente para a correntes sanguínea através das paredes do estômago e da parte superior do intestino delgado sem sofrer qualquer transformação química.
6 - Qual a DL50 média para o etanol?
O DL50 do etanol é de 7000 mg por kg.
7 - O que é síndrome de abstinência?
É o "conjunto de modificações orgânicas que se dão em razão da suspensão brusca do consumo de droga geradora de dependência física e psíquica, como o álcool, a heroína, o ópio, a morfina, etc." 1 Caracteriza—se em geral por alucinações e crises convulsivas.
A síndrome de abstinência apresenta sintomas como disforia, insônia, ansiedade, irritabilidade, náusea, agitação, taquicardia e hipertensão. É muito importante, para seu correto tratamento, a identificação inicial do tipo de droga usada porque as complicações diferem de acordo com a substância.
A crise de abstinência do álcool tem início a partir de 72h de interrupção e pode causar delirium tremens e convulsões, sendo mais severa em pacientes com episódios prévios. Apresenta sintomas específicos como distúrbios táteis e visuais e convulsões.
8 - A DL50 da cocaína ficam em torno de 1 a 25mg/Kg. Verdadeiro ou falso? Qual a sua classificação em função de sua toxicidade?
Falso .
Extremamente tóxica - Altamente tóxica - Moderadamente tóxica -Levemente tóxica - Praticamente não tóxica < ou = 1mg/kg> 1 a 50 mg/kg> 50 a 500 mg/kg> 0,5 a 5 g/kg> 5 g/kg
9 - A cocaína tem preferência por tecidos/órgãos parenquimatosos na sua distribuição no corpo. Quais são estes órgãos? (cite 3 no mínimo)
Pulmões - membranas celeulares – enzimas plasmaticas e hepaticas
10 – Quais os principais componentes tóxicos do cigarro? Qual provoca dependência?
As Substancias do cigarro / Componentes do cigarro.
Acetaldeído - Produto metabólico
...