EPI Na Enfermagem
Ensaios: EPI Na Enfermagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fran1211 • 15/9/2013 • 1.089 Palavras (5 Páginas) • 1.401 Visualizações
1. RESEUMO
Este trabalho tem o objetivo de dar ênfase na importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) na área as saúde, visando diminuição de acidentes e oferecendo uma promoção a saúde dos trabalhadores.
2. INTRODUÇÃO
Mostrar os principais EPI’s a serem usados pelos profissionais de enfermagem, visando a redução de acidentes de trabalho e dando um ênfase na importância da saúde do trabalhador.
3. O QUE DIZ A NORMA REGULAMENTADORA (NR) 6:
Considera-se Equipamento de Proteção Individual - EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.
Entende-se como Equipamento Conjugado de Proteção Individual, todo aquele composto por vários dispositivos, que o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.
A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias:
a) Sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho;
b) enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; e,
c) para atender a situações de emergência.
4. RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR:
a) adquirir o adequado ao risco de cada atividade;
b) exigir seu uso;
c) fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho;
d) orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação;
e) substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado;
f) responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica; e,
g) comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada.
h) registrar o seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico. (Inserida pela Portaria SIT/DSST 107/2009).
5. RESPONSABILIDADE DO TRABALHADOR:
a) Usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina;
b) responsabilizar-se pela guarda e conservação;
c) comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso.
d) cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado.
6. A IMPORTÂNCIA DO EPI NA ÁREA DA SAÚDE:
O equipamento de proteção individual (EPI) deve ser usado quando se prevê uma exposição a material biológico e a produtos químicos tóxicos. Tem por objetivo a proteção do funcionário, podendo também ser utilizado na proteção do paciente ou de materiais que se esteja manipulando e se deseje garantir a não contaminação.
A adequação do EPI está diretamente vinculada a atividade desenvolvida. São
indicados nas áreas clínicas e de apoio diagnóstico. Deve-se almejar a proteção total
quando se identifica um risco aumentado de exposição.
Os EPI’s devem possuir registro no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O
registro dos mesmos é emitido após testagem que assegure a efetividades desses
equipamentos, sendo posteriormente emitido um certificado de aprovação (CA) dos
mesmos.
A correta adesão ao uso dos EPI’s traz inúmeros benefícios diretos tanto aos trabalhadores quanto aos empregadores, no qual podemos citar: maior produtividade dos profissionais, considerável diminuição do número de licenças no trabalho, redução direta de gastos hospitalares com materiais e equipamentos, preservação da saúde dos trabalhadores.
É bom salientar que o uso dos EPI´s deve ser sempre adequado às necessidades do procedimento a ser executado. A enfermagem exerce uma atividade profissional exposta a muitos riscos de trabalho, sendo o uso correto dos EPI´s uma fonte comprovada de proteção tanto para si como para as pessoas ao seu redor.
7. TIPOS DE EPI NA ENFERMAGEM:
Máscara com filtro químico: indicada para quando o profissional necessite manipular substâncias químicas tóxicas, tais como germicidas com emissão de fortes odores ou a partir da recomendação dos fabricantes.
Máscara PFF2/N95: indicada para a proteção de doenças por transmissão aérea [tuberculose, varicela, sarampo e SARG (síndrome aguda respiratória grave) ]
.
Luva
...