Treinamento Epis
Trabalho Escolar: Treinamento Epis. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: bira • 1/4/2013 • 1.124 Palavras (5 Páginas) • 1.308 Visualizações
Os Itens a serem abordados neste treinamento serão:
a) Objetivos
b) Ambiente de Trabalho
c) Andaimes suspensos Elétricos / NR-18
d) Proteção contra choque elétrico
e) EPI e EPC
f) Montagem, operação do equipamento.
g) Medidas de segurança
h) Rotina de Verificação Diária
a) OBJETIVO
O objetivo deste manual é orientar a correta utilização do equipamento, bem como o cumprimento das normas de segurança que visam a proteção dos trabalhadores no andaime suspenso, como também de todos os operários envolvidos no canteiro de obras.
b) AMBIENTE DE TRABALHO
A construção civil apresenta, pelas características intrínsecas do setor, um grau de risco elevado aos trabalhadores. Para neutralizar estes riscos, uma série de medidas deve ser tomada de forma que os operários trabalhem de forma segura na sua atividade.
A Norma Regulamentadora N° 35 (NR-35) do Ministério do Trabalho e emprego, é a norma que estabelece os critérios de segurança no trabalho em altura.
c) ANDAIME SUSPENSO ELÉTRICO / NR-18
Na utilização de andaimes suspensos motorizados deverá ser observada a instalação dos seguintes dispositivos:
Conforme a Norma Regulamentadora nº. 18
a) Cabos de alimentação com dupla isolação;
b) Plugs/tomadas blindadas;
c) Aterramento elétrico;
d) Dispositivo Diferencial Residual (DR);
e) Fim de curso superior e batente.
- O conjunto motor deve ser equipado com dispositivo mecânico de emergência, que acionará automaticamente em caso de pane elétrica de forma a manter a plataforma de trabalho parada em
altura e, quando acionado, permitir a descida segura até o ponto de apoio inferior.
- Os andaimes motorizados devem ser dotados de dispositivos que impeçam sua movimentação, quando sua inclinação for superior a 15º (quinze graus), devendo permanecer nivelados no ponto de trabalho
- O equipamento deve ser desligado e protegido quando fora de serviço.
d) PROTEÇÃO CONTRA CHOQUE ELÉTRICO
Os trabalhos que envolvem eletricidade, devem obedecer a NR-10 .
As tomadas e os plugs utilizados no sistema elétrico devem ser blindados. A rede elétrica deve ser dotada de aterramento.
O sistema elétrico dos andaimes motorizados, devem ser manuseados por profissionais habilitados para trabalhos em eletricidade. O sistema elétrico do andaime deve ser dotado de Dispositivo Diferencial Residual (DR).
e) EPI e EPC
Os equipamentos de proteção individual (NR-6) devem ser de uso obrigatório, como também os equipamentos de proteção coletiva (NR-18), devem ser previstos conforme a condição local.
Abaixo relacionamos os itens a serem obedecidos para execução das atividades.
EPI’s: Capacetes, botinas, cinturão de segurança (tipo pára-quedista), corda de segurança com trava quedas e uniformes.
EPC’s: Para evitar sobreposição de atividades, é obrigatório o isolamento de áreas no térreo em locais em que estão sendo executados os serviços nos andaimes suspensos.
f) MONTAGEM / OPERAÇÃO DO EQUIPAMENTO
Montagem
Afastadores
Plataforma
Piso da plataforma
Guinchos elétricos
Quadro de comando
Rede elétrica
Dispositivos de bloqueio mecânico automático
Cabos de aço
Operação
O operador deve proceder criteriosamente a verificação de todos os itens da PLANILHA DE VERIFICAÇÕES DIÁRIAS, antes do início de cada jornada de trabalho, de forma que trabalhe em uma condição segura neutralizando os riscos.
Encontrando qualquer anomalia, deve comunicar ao responsável da obra e somente operar o equipamento após a correção destes problemas.
Somente é permitido ao funcionário subir no andaime suspenso, se o mesmo estiver com cinto de segurança preso à trava quedas, e o cabo se segurança do trava quedas bem fixada em nível superior ao andaime. O acesso à plataforma deve ser realizado de maneira segura.
Independente das áreas delimitadas abaixo do andaime, o trabalho deve ser realizado com segurança e atenção, para que objetos não caiam para fora do andaime.
Os operadores devem:
- Saber ler e interpretar placas de sinalização;
- Conhecer as regras de operação através de treinamento prévio;
- Receber orientação e utilizar corretamente os EPI’s.
É Expressamente Proibido:
- Permanecer no andaime com ventos fortes;
- Mais de dois operários na plataforma;
- Trabalho com tempo chuvoso;
- Transportar materiais não pertinentes à atividade;
- Jogar materiais sobre a plataforma;
- Trabalhar com a plataforma com inclinação superior a 15°com relação à linha horizontal.
Manutenção
O programa de manutenção contém as diretrizes que devem ser obedecidas para a manutenção preventiva e corretiva do andaime conforme orientação do profissional responsável pelo programa.
g)Medidas de Segurança.
1) As condições de trabalho, fixação e operação de seu equipamento devem ser verificadas obrigatoriamente antes do inicio da utilização.
...