ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO Trabalho referente ao segundo momento sobre a NR-17
Por: geovanarodolpho • 20/10/2016 • Relatório de pesquisa • 685 Palavras (3 Páginas) • 519 Visualizações
UNIVERSIDADE DE UBERABA
Geovana Daniele Xavier 5130711
ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO
UBERABA/ MG
OUT/2016
UNIVERSIDADE DE UBERABA
ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO
Trabalho referente ao segundo momento sobre a NR-17
UBERABA/ MG
OUT/2016
Resumo NR-17:
A ergonomia pode ser definida como uma ciência multidisciplinar que estuda a relação entre o homem e seu trabalho. Ela é constituída por várias disciplinas como engenharia, arquitetura, psicologia, medicina do trabalho entre outras disciplinas.
A NR-17,tem como objetivo esclarecer os parâmetros mínimos que devem ser aplicados sempre proporcionando segurança, conforto e um ótimo desempenho em seu local de trabalho. Essa norma regulamentadora é de enorme importância, pois a maioria das doenças são desenvolvidas através dos ricos ergonômicos que muitos trabalhadores contraem devido ao seu trabalho. Alguns exemplos são: quando trabalham fazendo muitos movimentos repetitivos, podem acabar adquirindo LER; quando precisam carregar pesos sempre, podem acabar adquirindo problemas na coluna.
Com o descumprimento dessa norma não são apenas os trabalhadores que sofrem com ela, com isso o donos de empresas ou seus chefes também acabam perdendo, pois o rendimento de seus funcionários acabam sendo menor.
As perspectivas das condições do trabalho que são relacionados a NR-17 são : levantamento, transporte e descarga de matérias, ao mobiliário, aos equipamentos e as condições ambientais e de organização do local de trabalho. O encarregado é quem é designado a fazer a analise ergonômica de seus funcionários.
Algumas da normas regulamentadoras são:
- Transporte manual de cargas mostra quando o transporte de toda carga é carregada individualmente, seja o levantamento ou descarga da carga. Todos os trabalhadores que forem realizar essa função devem receber treinamentos ou instruções dos métodos que deveram usar, com a finalidade de prevenir acidentes e não prejudicar a saúde. Sendo que quando jovens trabalhadores ou mulheres forem realizar essa tarefa o peso das cargas deveram ser bem inferiores do que o peso que os homens carregam.
- Trabalhador jovem são todos aqueles trabalhadores menores de 18 anos e maiores de 14 anos de idade.
- Quando o trabalho for realizado na posição sentado o local de trabalho deve ser equipado e planejado para que não prejudique a saúde. E os assentos devem ter algumas restrições mínimas sendo elas: altura da cadeira ajustável, pouca ou nenhuma conformação da base do assento, a mesa deve ter a borda arredondada e o encosto deve ter levemente uma adaptação para o corpo para não prejudicar a lombar. Podendo existir suporte para os pés para se adaptar ao comprimento das pernas do trabalhador.
- Para trabalhos que devem ser realizados em pé é necessário colocar algo para descanso dos trabalhadores possam usar no momento da pausa.
- Os equipamentos de processamento eletrônico de dados com terminais de vídeo devem fornecer as condições de mobilidade para ajustar a tela, a iluminação do ambiente para não haver reflexos e proporcionar ângulo correto de visão; o teclado deve ser independente e ser ajustável; a tela o teclado e o suporte de documentos devem ser colocados com aproximadamente a mesma distancia; os equipamentos devem estar em um suporte ajustável. Porém essas exigências não tem necessidade se o uso do equipamento for eventual.
- Trabalhos que necessitem de solicitação intelectual e atenção constante são recomendadas as seguintes condições: nível de ruído de acordo com a NBR-10152; índice de temperatura entre 20 e 23°; velocidade do ar de 0,75 m/s e umidade relativa do ar.
- Em todos os locais de trabalho deve haver iluminação básica sendo natural ou artificial, deve ser distribuída igualmente em todo local de trabalho; deve evitar ofuscamento, reflexos e sombras.
- A organização do trabalho deve levar em vista as normas de produção, o modo operário, a exigência do tempo, a determinação de conteúdo de tempo, o ritmo de trabalho, o conteúdo da tarefa.
- Atividades com sobrecarga muscular nos ombros, pescoços, membros inferiores e superiores, devem ter as seguintes observações levar em conta a saúde do trabalhador, devem ter pausas para descanso, quando haver um afastamento de no mínimo 15 dias o trabalhador deverá voltar ao ritmo gradativamente.
- Atividades de processamento de dados eletrônicos deve observar o tempo máximo de trabalho que não deverá exceder 8 horas, devendo haver pausas de 10 minutos.
...