ESPECIFICAÇÕES: MATERIAIS E NORMAS DE EXECUÇÃO
Por: Anny Santos • 23/1/2018 • Abstract • 1.984 Palavras (8 Páginas) • 174 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA – IFBA
CAMPUS JEQUIÉ
DEISE DAIANNE OPEREIRA DOS SANTOS
Projeto de Instalação Elétrica
Jequié - BA
23 de fevereiro de 2017
PROJETO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
DADOS DA OBRA
Nome: Maria Pereira dos Santos
Endereço: Avenida dos Operários, Jequié - Ba.
DADOS DO PROPRIETÁRIO
Nome: Américo Ferreira Evangelista Neto
Endereço: Rua Manoel Vitorino, Jequié – Ba.
DADOS DO PROJETO
Tipo de Instalação: Baixa Tensão
Tensão Nominal: 220 Volts
Tipo de Imóvel: Casa
N.º do Pavimento: Térreo
Área Construída: 183,04 m²
Autor do Projeto: Técnica em Eletromecânica Deise Daianne Pereira Dos Santos
Endereço: Rua Manoel Vitorino, Jequié – Ba.
Telefone: (73) 988456757
E-Mail: deisedaianne-2008@hotmail.com
OBJETIVO
Esse documento tem como objetivo orientar a execução das instalações elétricas, prestar esclarecimentos e fornecer dados referente ao projeto.
Para dar início ao projeto, foi preciso utilizar as demandas descritas na NBR5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão (aplicável ao projeto, execução e verificação das instalações elétricas, de forma a garantir uma perfeita instalação elétrica e o principal, de forma segura, tanto para a iluminação, quanto para as tomadas de uso geral e específico), com isso tem-se as seguintes anotações:
- Iluminação – até os primeiros 6m², coloca-se uma lâmpada de 100 V/A. Acima dos 6m², a cada 4m² inteiros acrescidos, coloca-se uma lâmpada de 60 V/A, e a sobra é desprezada;
- Tomada de uso geral (TUG) – 1 tomada a cada 5m de perímetro. Obs: para a cozinha, copa, área de serviço, 1 tomada a cada 3,5m de perímetro, as três primeiras tomadas serão de 600 V/A, as demais de 100 V/A; para o banheiro sempre terá uma tomada próximo ao lavatório; e para o subsolo, varanda e garagem será 1 tomada independente do perímetro;
- Tomada de uso especial (TUE) – a potência das tomadas será de acordo com o aparelho. Para estabelecer isso, é consultada uma tabela que contém todos esses dados.
ENTRADA DE ENERGIA
A entrada de energia será feita através do medidor na frente da residência.
MEDIÇÃO
A medição será efetuada no poste onde estará o medidor.
ESPECIFICAÇÕES: MATERIAIS E NORMAS DE EXECUÇÃO
LUMINÁRIAS
As luminárias serão do tipo embutir em forros e/ou laje, a sustentação mecânica destas luminárias deverá ser feita por tirantes apropriados (tirantes de aço ou metálicas, fitas) fixados nas tesouras, laje ou estrutura metálica, de modo a não transmitir ao forro o seu peso próprio. Todos os reatores deverão ser firmemente fixados na cabeça da luminária. Toda suspensão deverá apresentar boa aparência e rigidez mecânica.
As luminárias serão segundo a descrição abaixo:
- Luminária com lâmpada fluorescente tubular de uso geral;
- Luminária para uso interno, de embutir, com duas lâmpadas fluorescentes de 25W /127V, de acordo com projeto, reator eletrônico duplo, AFP, baixo nível de distorção harmônica (THD < 10%), 110V.
- Corpo e refletor em chapa de aço tratada com pintura eletrostática branca, espelhado de 99,9% de grau de pureza e reator eletrônico duplo de 25W com alto faotr de potência.
- Modelo com reator em alojamento na cabeceira.
- Lâmpadas: 2x25W, com reator eletrônico AFP e baixo nível de distorção harmônica (THD).
- Os projetores serão retangulares, de Alumínio fundido pintados com reator para lâmpada de alta pressão, luz, mista, 150W/220V, com vidro de proteção transparente uso ao tempo, com borracha para vedação IP-54, ref. IPT-01/4-150 de fabricação Wetzel, equival, completo, instalada com cabo 4mm², em ligação monofásica.
CAIXAS DE PASSAGEM DE EMBUTIR
As caixas de embutir, para interruptores, tomadas, luminárias e passagem, serão em PVC, com dimensões em projeto e especificação, sendo, retangulares, octavadas e sextavadas.
Só serão abertos os olhais das caixas onde forem introduzidos eletrodutos.
As caixas deverão estar alinhadas e aprumadas.
ELETRODUTOS
Os circuitos sairão dos QD´s através de eletrodutos de PVC rígido, ou mangueiras corrugadas cor amarela e com anti-propagação de chamas e vapores tóxicos, embutidos em paredes e lajes.
Estes serão instalados de modo a constituírem uma rede contínua de caixa a caixa, luminária a luminária, no qual os condutores possam a qualquer tempo ser enfiados e removidos sem prejuízo para o isolamento. A ligação das luminárias aos interruptores também será feita por eletrodutos, de mesmo padrão.
As caixas de passagem e eletrodutos deverão formar uma malha rigidamente fixa as estruturas através de tirantes de aço, suportes e braçadeiras, de tal forma que resistam ao peso dos eletrodutos, fiação, etc.
As ligações e emendas entre si ou as curvas, serão executadas por meio de luvas rosqueadas que deverão aproximá-los até que se toquem, para os rígidos.
Não será permitido em uma única curva, ângulo superior a 90 graus.
Na fixação de eletrodutos em caixas metálicas (quadros), será obrigatório o uso de buchas e arruelas.
Deverão ser colocadas guias de arame de ferro galvanizado, nº14 nas tubulações vagas, a fim de facilitar a enfiação de condutores elétricos.
Os eletrodutos deverão ser obstruídos com tampão, logo após a instalação para evitar a entrada de corpos estranhos.
Para instalação subterrânea, da entrada de energia e das ligações dos postes externos, deverão ser instalados eletrodutos rígidos de PVC, com um desnível de 1% (um por cento) em direção às caixas, devendo ser arrematados através de buchas metálicas, para evitar danos aos condutores.
TOMADAS E INTERRUPTORES
Todos as tomadas e interruptores serão para instalação em caixa embutida 4x2”.
Todos os interruptores, a sua base deverá ficar a 1.10m do piso acabado tendo a sua face maior na vertical. Quando instalado ao lado de portas, deverá ter 0.20 m a contar da guarnição.
...