ESTABILIDADE SOB SACHS
Tese: ESTABILIDADE SOB SACHS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: italolanca • 18/4/2014 • Tese • 355 Palavras (2 Páginas) • 333 Visualizações
SUSTENTABILIDADE SEGUNDO SACHS
Segundo Sachs (1995), o conceito de sustentabilidade seria formado por cinco componentes: a sustentabilidade social, que abrange a gritante desigualdade; a sustentabilidade econômica, voltada para a discrepância na concentração de bens e riquezas em poucos; a sustentabilidade ecológica, ligada à preservação da biodiversidade e à qualidade ambiental; a sustentabilidade espacial, que se refere à distribuição adequada dos assentamentos humanos e, conseqüentemente, a distribuição territorial e, por fim, a sustentabilidade cultural, voltada para a necessidade de se evitar conflitos culturais. É interessante analisar como que a multiplicidade desses fatores se inter-relacionam diversificadamente e se exprimem obedecendo a características locais e regionais. Há uma linha comum em todas as publicações sobre desenvolvimento sustentável no que diz respeito ao alcance de um desenvolvimento econômico duradouro sem exaurir os recursos naturais, bem como sobre as estratégias para preservar nosso habitat sadio para os descendentes humanos. Diante dos pressupostos do Desenvolvimento Sustentável, é preciso analisar as oportunidades que surgem para escolher o melhor caminho a ser percorrido, já que vivenciamos um rápido esgotamento dos recursos, aliado a uma maior urbanização/industrialização e um crescimento explosivo da população. Segundo Sachs (1993), para melhor entender a sustentabilidade em sua plenitude, é preciso olhar para o processo de desenvolvimento a partir de dimensões variadas, que analisaremos a seguir:
- Sustentabilidade social: a maior preocupação é com o bem-estar humano, ao promover a cidadania e a melhora na qualidade de vida. É imperativo que não nos omitamos das questões sociais e busquemos um ideal que seria a emergência de um novo paradigma cultural que descarte o pensamento consumista.
- Sustentabilidade ecológica: seria impossível pensar a sustentabilidade sem mencionar que necessitamos alcançar o correto denominador comum entre o desenvolvimento e a preservação da natureza. Para tanto, se faz necessário buscar constantemente tecnologias limpas que propiciem, desta forma, uma gestão ambiental de modo a manter a deterioração em um nível mínimo.
- Sustentabilidade cultural: não há que se falar também em Desenvolvimento Sustentável se não mantivermos a identidade cultural dos povos. É neste ponto que é possível preservar as raízes culturais dos seres humanos, propiciando e sendo um catalisador para as outras dimensões.
...