ESTADO NUTRICIONAL E CONSUMO ALIMENTAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES:
Trabalho Escolar: ESTADO NUTRICIONAL E CONSUMO ALIMENTAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES:. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: natiellecm • 20/5/2014 • 370 Palavras (2 Páginas) • 603 Visualizações
ESTADO NUTRICIONAL:
Ocorre do equilíbrio de três fatores: composição da alimentação (tipo e quantidade dos alimentos ingeridos), necessidades do organismo em energia e nutrientes e eficiência do aproveitamento biológico dos alimentos (ou da nutrição propriamente dita).
O método para a avaliação do estado nutricional é realizado por meio da avaliação nutricional, que utiliza técnicas apropriadas de antropométrica,história clínica, parâmetros bioquímicos e dados psicossociais.
A avaliação do estado nutricional tem como objetivo identificar os distúrbios nutricionais possibilitando realizar uma intervenção de forma a auxiliar na recuperação e/ou manutenção do estado de saúde do indivíduo por meio da coleta de dados clínicos, dietéticos, bioquímicos e da composição corpórea, com a finalidade de identificar e tratar as alterações do estado nutricional.
CONSUMO ALIMENTAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES:
Refeições inadequadas, repletas de açúcares e frituras, associadas a um nível de atividade física cada vez menor, devido à substituição de atividades esportivas por formas de diversão sedentárias, como o videogame, vem aumentando consideravelmente os níveis de obesidade infantil. Quanto mais cedo medidas forem tomadas, menores as chances da criança se tornar um adolescente ou adulto obeso. É muito importante que elas distribuam a ingestão de alimentos fonte de proteínas ao longo do dia, assim com ingerir os alimentos energéticos (fonte de carboidratos), de acordo com o nível e horário de atividade física. Jogar videogame ou passar horas na frente do computador enquanto se consome salgadinhos, refrigerantes, doces, biscoitos, pipoca, ou outros alimentos fonte de calorias vazias, obviamente não é a melhor prática. Nas cantinas/lanchonetes da maioria das escolas, as opções de alimentos no "recreio", geralmente são péssimas. Salgados, refrigerantes, biscoitos, doces e outras guloseimas são comercializados, ao passo que muitas vezes, não existem opções adequadas, deixando a criança sem opções de escolha. A indústria também não ajuda, pois poderia muito bem produzir uma maior variedade de opções de lanches práticas de se levar para a escola, como: bolachas, biscoitos, coockies, barras e bebidas enriquecidas com proteínas, vitaminas e minerais, além de serem obviamente isentos da adição de açúcares e gorduras trans. A criança e o adolescente devem entender, desde cedo, o que são os nutrientes e sua importância para um adequado crescimento e desenvolvimento. Assim como, entender os malefícios e as doenças relacionadas aos alimentos repletos de calorias vazias.
...