ESTUDO DE CASO: Negociação
Por: maharaujo07 • 5/7/2015 • Trabalho acadêmico • 1.063 Palavras (5 Páginas) • 326 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
UNIDADE PARALELA
MARÍLIA ARAÚJO DE OLIVEIRA
ESTUDO DE CASO
SALVADOR
2015
MARÍLIA ARAÚJO DE OLIVEIRA
ESTUDO DE CASO
Estudo de caso apresentado ao programa de Pós-graduação em Gestão de Pessoas, Centro Universitário Jorge Amado, como requisito parcial do processo de avaliação da disciplina Negociação e Gestão de Conflitos.
SALVADOR
2015
1.RESPOSTAS
1.1 LETRA A
Com a mudança da administração familiar para uma mais profissional, o conflito de interesse era o reconhecimento do trabalho feito, em outras palavras mostra serviço, visto que a mudança de administração visava à modernização de um modo geral na empresa. Os demais conflitos diagnosticado pela pesquisadora, como por exemplo estresse, tensão, agressão ocorriam pois na maioria das situações de alteração de administração ocorre o medo de demissões, com isso os colaboradores deveriam demonstra que se encaixavam no novo quadro administrativo da empresa.
1.2 LETRA B
Segundo Robbins (2005) a negociação permeia as interações de praticamente todo o mundo em grupos e em organizações. Há a negociação do tipo mais óbvio: sindicatos negociam com empresas. Há as que não são tão óbvias: executivos negociam com funcionários, colegas e chefes; vendedores negociam com clientes, agente de compras negociam com fornecedores.
O objetivo na negociação era um dos exemplos não óbvios, o dialogo entre os colaboradores e sua chefia. Essa negociação levou a melhoria do trabalho nos processos produtivos e as relações interpessoais assim elevando o nível de produtividade, qualidade do produto e do serviço ao cliente.
1.3 LETRA C
A organização utilizou a negociação como instrumento de gestão, pois eles levaram o que aprenderam no treinamento para a cultura organizacional, além de fazer uma análise do melhor estratégia de barganha, sendo o escolhido o método conhecido como ganha-ganha, um forma mais humana de negociação, pois as duas partes tem vantagens com o que foi acordado entre as partes.
1.4 LETRA D
Como citado acima os colaboradores fizeram uma análise de qual seria a melhor forma de barganha a se fazer na negociação dentro da organização. A estratégia aderida foi a barganha integrativa.
Ao contrario da barganha distributiva, a resolução de problema de maneira integrativa opera sob a permissa de que há um ou mais acordos que podem gerar uma solução ganha-ganha.
Em termos do comportamento intra-organizacional, se tudo se mantiver estável, a barganha integrativa é preferível à barganha distributiva. Por quê? Porque a primeira constrói relacionamentos de longo prazo e facilita o trabalho conjunto no futuro. Ela une os negociadores e todas saem da mesa de barganha sentindo-se vitoriosos. A barganha distributiva, por seu lado, deixa uma das partes sentindo-se como perdedora. Acaba gerando animosidades e aprofunda as divisões entre pessoas que precisam trabalhar juntas constantemente. ( ROBBINS, 2005, P. 337 e 338)
Utilizaram método da ganha-ganha sendo uma metodologia da barganha integrativa. Transformando a gestão e as relações interpessoais mais satisfatória e mais humana, segundo os próprios relatos dos participantes do treinamento.
1.5 LETRA E
A maioria das áreas teve maximização de resultados, pois os integrantes da área X possuiu dificuldade de negociação com a chefia. Com a utilização da negociação eles puderam colocar seus pontos de vistas, negativos e positivos, e suas ideias de melhoria e assim melhorar suas metodologias de trabalho e sua comunicação entre os colegas e a chefia.
1.6 LETRA F
Os gestores possuíram grande importância nesse novo processo de gestão, pois escutaram, avaliaram e levaram em consideração o que foi exposto para eles através de seus membros de equipe e realizando as mudanças necessárias para que houvesse um satisfaçam mutua e uma melhoria na produtividade da organização.
Analisando os estilos de administração adotada por maioria dos gestores foi o estilo de colaboração segundo os estilos de administração de conflitos de Chiavenato.
Estilo de colaboração: ou de solução de problemas. Reflete elevado grau de assertividade e de cooperação. O estilo colaborativo habilita ambas as partes a ganhar, enquanto utiliza a negociação e o intercambio para reduzir diferenças. E utilizado quando os interesses de ambos os lados são importantes, quando os pontos de vista das partes podem ser combinadas para uma solução mais ampla e quando o compromisso requer consenso. O negócio e que ambas as partes ganhem e se comprometam com a solução encontrada. (CHIAVENATO, 2010, p. 462)
...