ESTUDO GE CELMA
Artigos Científicos: ESTUDO GE CELMA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: KELEN123 • 11/10/2013 • 2.609 Palavras (11 Páginas) • 645 Visualizações
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ - UNOPAR
ESTUDO DE CASO “GE CELMA”
CURITIBA
2013
KELEN CRISTINA DE ARAUJO
ESTUDO DE CASO “GE CELMA”
CURITIBA
2013
DESENVOLOVIMENTO DE PESSOAS
1) Com base nos conteúdos apresentados na disciplina no que tange ao Trei-namento e Desenvolvimento, descreva qual a estratégia adotada pela GE CELMA para alcançar esse objetivo?
O treinamento é “o processo de preparar pessoas para executar as tarefas exi-gidas por um posto de trabalho diferente de desenvolvimento que é desenvolver os próprios funcionários para novos cargos que estão a sua competência. Sendo assim os objetivos da GE CELMA, visa preparar o funcionário para assumir novas responsabilidades, melhorar seu desempenho e manter sua competência face às mudanças de conhecimento e tecnologia.
A empresa GE CELMA tem como principal objetivo preparar pessoal para a exe-cução de tarefas para melhor satisfação com cliente, através da transmissão de in-formações e desenvolvimento de habilidades, proporcionarem oportunidades para o desenvolvimento proporcional, mudar atitudes, visando criar um clima satisfatório entre os trabalhadores, motivá-los e torná-los mais receptivos às técnicas de super-visão e gerência.
Sendo que para a empresa o treinamento possibilita, segundo Carvalho (2000) adaptação do trabalhador em sua área de atuação, fazendo com que este desenvol-va suas tarefas com mais confiança, o mesmo estará executando com responsabili-dade e conhecimento, alem de se sentir mais integrado com a filosofia da empresa. Dando melhor resultado financeiro à organização com profissionais altamente qualificados.
O treinamento de Integração visa apresentar ao colaborador a missão, visão e valores da empresa, apresentando a todos os novos funcionários as normas da em-presa, direitos e suas obrigações. Até porque, ninguém consegue dar bons resulta-dos se não souber a razão pelo qual ele desempenha suas funções, sem entender qual será a sua contribuição para o produto final e para o cliente.
O departamento de Recursos Humanos tem o papel fundamental dentro da em-presa, cabe a este dentro da organização de administrar, planejar, recrutar e sele-cionar pessoas, e principalmente treinar, objetivando o desenvolvimento das compe-tências individuais e coletivas. Nesse caso, o treinamento deve ser voltado para a eficiência das pessoas no desempenho de suas atribuições. Atualmente é tido como peça-chave no processo de desenvolvimento organizacional.
2) Com bases nos conteúdos trabalhados na disciplina, quais as vantagens de se utilizar as dinâmicas de grupos nos processos seletivos?
A dinâmica de grupo tornou-se um campo muito difundido nos Estados Uni-dos no final da década de 1930. Kurt Lewin foi um dos grandes colaboradores nos estudos dos grupos e das relações humanas, lançando as bases de muitos conhe-cimentos que são utilizados até hoje.
• Oportunidade de demonstrar seu comportamento e como se relaciona em grupo.- Em entrevistas individuais, os candidatos não têm tantas chances de emitir opiniões e exteriorizar aspectos de comportamento como liderança, empreendedorismo, criatividade, capacidade de atuar em situações-limite.
• A dinâmica pode ser aproveitada para candidatos conhecerem outras pesso-as, trocarem idéias, fazerem networking.
• A cada dinâmica, o candidato consegue aprimorar sua capacidade de se in-cluir e de trabalhar em grupo.
• Por ser um processo de várias horas, a dinâmica não permite que o candidato se porte de uma maneira “treinada” por muito tempo.
A dinâmica de grupo pode ter diferentes funções: servir de instrumento terapêu-tico, como meio de formação e treinamento em relações humanas ou como forma de pressão sobre o indivíduo. O grupo é um caminho para se alcançar mudança de hábitos, atitudes e preconceitos.
A importância da dinâmica no processo coletivo do ensino e aprendizagem não deve ser, no entanto, absoluta ou subestimada. Sua utilização deve responder a objetivos específicos de uma determinada estratégia educativa, no sentido de estimular a produção do conhecimento e a recriação deste conhecimento tanto no grupo/coletivo quanto no indivíduo/singular, uma vez que a técnica da dinâmica não é um fim, mas um meio - é uma ferramenta a ser usada.
Ao optar pelo uso da técnica de dinâmica de grupo você poderá, através de jo-gos, brincadeiras, dramatizações, técnicas participativas, oficinas vivenciais e um ambiente descontraído, discutir temas complexos, polêmicos e até estimular que sejam externados conflitos (do indivíduo e do grupo), buscando estimular os partici-pantes a alcançar uma melhoria qualitativa na percepção de si mesmo e do mundo e, conseqüentemente, nas relações estabelecidas consigo mesmo, com o outro e com o mundo. Enfim, Dinâmica de Grupo é um caminho para educar junto!
QUALIDADE DE VIDA E SEGURANÇA DO TRABALHO
1) Com base nos conteúdos trabalhados na disciplina, faça um comentário a-presentando os benefícios gerados pelo processo de integração de trabalha-dores focando aspectos ligados a disciplina de qualidade de vida e segurança no trabalho.
A importância da Qualidade de vida no Trabalho reside no fato de que passamos mais de oito horas por dia no ambiente de trabalho, durante pelo menos 35 anos de nossas vidas, portanto os funcionários que possuem qualidade de vida na empresa são mais felizes e produzem mais, pois isto resulta em maior probabilidade de se obter qualidade de vida pessoal, social e familiar, embora
...