ETICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO
Ensaios: ETICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Polika • 13/9/2014 • 2.367 Palavras (10 Páginas) • 243 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO
TAGUATINGA – DF
2014
ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO
.
TAGUATINGA – DF
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO............................................................................................pag 04
ETAPA 1.......................................................................................................pag 05
ETAPA 2.......................................................................................................pag 06
ETAPA 3.......................................................................................................pag 08
CONCLUSÃO..............................................................................................pag 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................pag 12
INTRODUÇÃO
Filmes vêm sendo utilizado como uma ferramenta de grande importância metodológica, auxiliando na compreensão e contextualização de conceitos acadêmicos nas mais diversas áreas, em especial na Administração de Pessoas e suas nuances com relações humanas. Dentre os muitos temas explorados pelo cinema o cotidiano do ambiente corporativo é um tema recorrente
As fronteiras entre realidade e ficção vêm se tornando cada vez mais estreitas, visto que o cinema tem o poder de transpor os limites existentes dentre o real e o imaginário. Ele descreve lutas, vitórias, derrotas, sonhos e esperanças, desvenda fantasias, angústias, injustiças e felicidades refletidas de uma sociedade. Casando o real com o imaginário, estabelece uma relação de cumplicidade dentro e fora da tela com o espectador (Pereira, 2009).
A unidade de análise deste trabalho será o filme “Amor sem escalas”, produzido pela Paramount Pictures, apontando algumas práticas de Recursos Humanos utilizados no filme, pontuando e comparando com as práticas da empresa Banco do Brasil.
Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter.
A ética em geral é a doutrina de como deve se viver para obter-se uma vida harmônica e feliz em sociedade (matrimonial, profissional, religiosa e lazer). O vocábulo ético surgiu do vocábulo ethos (grego), enquanto que moral, advém de mores (latim), significando hábitos e costumes. Constituem-se fontes da ética:
– natureza humana
– cultura
– comportamento
– princípios
– legislação
– normas profissionais
A ética interliga-se com a filosofia, que etimologicamente, significa “amor da sabedoria”. Caracteriza-se pela intenção de ampliar a compreensão da realidade. Também interage com a psicologia, que é a ciência dos fenômenos psíquicos e do comportamento. Assim, a ética pode ser definida como a exteriorização da moral humana.
A ética pode ser confundida com lei, embora que, com certa frequência a lei tenha como base princípios éticos.
Quando o discurso Aristotélico foi exposto (pelo realismo aristotélico), considerava o universo como ordenado por leis constantes e imutáveis. Essa ordem rege não só fenômenos naturais, mas também os de ordem política, moral ou estética.
Já a ética e moral são temas relacionados, mas são diferentes, porque moral se fundamenta na obediência a normas, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos e a ética, busca fundamentar o modo de viver pelo pensamento humano.
Na filosofia, a ética não se resume à moral, que geralmente é entendida como costume, ou hábito, mas busca a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver; a busca do melhor estilo de vida. Más a ética abrange diversos campos, como antropologia, psicologia, sociologia, economia, pedagogia, política, e até mesmo educação física e dietética.
Considera-se que a pessoa em todos os seus objetivos, suas atividades, sempre deveria buscar a ética, a legalidade e a honestidade.
Aqui no Brasil em algumas situações, a pessoa que tenta ser honesta e correta, é taxada de idiota e por isso ridicularizada, enquanto que aqueles que possuem um caráter duvidoso e não valorizam a legalidade, os princípios éticos, são considerados exemplos de esperteza.
É o famoso jeitinho brasileiro, escolher o caminho mais fácil, que ofereça as maiores vantagens, para no final sempre se dar bem, ignorando os valores éticos.
Mas, as pessoas devem buscar o caminho da ética, apesar de ter consciência que na prática nem sempre é o que ocorre.
2 - A Ética profissional no filme “Amor sem Escalas”.
2.1 - Sinopse do filme: Amor sem escalas
Ryan Bingham é um elegante homem de meia-idade, trabalha cerca de 320 dias por ano voando por todos os Estados Unidos com a função de despedir pessoas e propor a elas um pacote de benefícios para o início de uma nova etapa em suas vidas. Ryan é satisfeito com sua vida, tanto profissional como pessoal. Passa a maior parte do tempo em aeroportos e hotéis, apenas volta para o quarto que aluga, cerca de 40 dias por ano,
...