EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO: BREVE RETROSPECTIVA
Pesquisas Acadêmicas: EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO: BREVE RETROSPECTIVA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lauren • 11/11/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 781 Palavras (4 Páginas) • 422 Visualizações
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECÔNOMICO: BREVE RETROSPECTO
INTRODUÇÃO
A teoria econômica iniciou-se com os fisiocratas e também com o escocês ADAM SMITH quando sua obra foi publicada “A riqueza das nações”.
PRECURSORES DA TEORIA ECONÔMICA
ANTIGUIDADE
As primeiras obras de economia começaram na Grécia com a autoria de Aristóteles em que citava administração privada e finanças públicas.
Platão também escreveu em sentido de ordem econômica. Xenofonte o último que cunhou as obras, falava de gestão de bens privados.
MERCANTILISMO
No século XVI surgem às escolas econômicas, essas chamadas de MERCANTILISMO. A preocupação notória do mercantilismo era com a acumulação de riquezas de uma nação, seus princípios era de estimular o comercio exterior e juntar riquezas. Estes consideravam que um país para ser forte e poderoso deveria ter um grande acumulo de metais preciosos, pois havia boatos que com isso a moeda iria aparecer. Assim a política mercantilista ocasionou guerras e manteve o Estado em assuntos econômico.
FIOSIOCRACIA
Surge no século XVIII, uma escola de economia na França. Onde lá quem fez o trabalho mais belo foi o Dr. François Quesnay com a obra Tableau Écononomique esta obra dividiu a economia. Para os fisiocratas era desnecessária a regulamentação governamental, pois para eles a lei da natureza era suprema, e tudo que fosse contra seria derrotado. Esta ideia veio ao contraditório da ideia dos mercantistas.
Os organicistas (fisiocratas) adicionavam conceitos da medicina à economia, ou seja: Circulação, fluxos, órgãos e funções. Fisiocracia significa “regras da natureza”.
OS CLÁSSICOS
Adam Smith
Este era professor, escreveu a obra “A riqueza das nações”. Já mencionada, o livro trata de leis do mercado, aspectos monetário e distribuição do rendimento da terra e muitas recomendações políticas. Defendia a ideia que todos deveriam buscar lucrar ao máximo para promover o bem-estar da comunidade. Este seria o principio do liberalismo.
Para ele o trabalho humano é que causaria a riqueza das nações, e que para aumentar a produção era preciso dividir os trabalhos.
DAVID RICARDO
David desenvolveu modelos econômicos, sua análise de distribuição do rendimento da terra foi um trabalho seminal de muitas das ideias do chamado período NEOCLÁSSICO.
JOHN STUART MILL
Sintetizador do período clássico seu trabalho principal foi o texto usado para o ensino da economia. Seus elementos de construção de obra foi definição para melhorar as restrições, vantagens e funcionamento de uma economia de mercado.
JEAN BAPTISTE SAY
O economista francês ampliou a obra de Adam Smith, com a chamada “lei de Say” esta que corresponde “a oferta cria sua própria procura”. Assim o aumento de produção aumentaria a rendo dos trabalhadores, posteriormente se gastaria com serviços e outras mercadorias. Esta lei é um dos pilares da macroeconomia clássica.
THOMAS MALTHUS
Este analisava a teoria geral da população, esta que não para de crescer no sentido de comparação com a produtividade de alimentos, a população estava em disparo na frente. Em função disso Thomas advogou o adiantamento de casamentos, a limitação voluntária de nascimentos em famílias
...