EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO HUMANO
Resenha: EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO HUMANO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: almeidanaval • 7/7/2014 • Resenha • 583 Palavras (3 Páginas) • 512 Visualizações
“EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO HUMANO”
Neste resumo procurei resgatar do texto pensamentos “produzidos” por homens, de diferentes épocas, que apresentam uma relação direta e inseparável entre DEUS e a natureza.
Várias discussões dividiram as opiniões e paixões dos homens, bem como seu raciocínio, reencontrando assim, vestígios de um conflito maior: A teologia que aloja sobre tudo a providência de Deus e a ciência que já busca definir a autonomia da natureza. Deparam-se também com a contradição: uma ciência arraigada ao velho primado da astronomia, da mecânica e da ótica e uma outra ciência que já suspeita sobre o que pode haver de irredutível e de específico nos domínios da vida.
O homem sempre teve curiosidade sobre as coisas da natureza: os fenômenos naturais, o cosmo, o surgimento da vida, os seres vivos..., sempre influenciaram no conhecimento da humanidade desde que o homem é homem:
- O homem pré-histórico - Relação com animais/ alimento vestuário, religião, medicina e arte.
- Civilizações antigas - Cerâmicas, peçarias e esculturas com figuras de animais .
- Os gregos/romanos
* Anaximandro (611-547 a.C.) - Origem do Barro primordial - seqüência homem = ser pisciforme
* FILOSOFIA PLATÔNICA - Os seres vivos apresentam uma essência. Uma forma ideal e transcendental imitada imperfeitamente por seus representantes mundanos.
- Renascentista
* John Ray (inglês,1627-1705) foi o primeiro biólogo a ter um conceito moderno de espécie e a fazer alguns esforços para classificar os seres vivos.
As essências eternas, imutáveis, de todas as coisas existem na mente de Deus, mas seria uma imperfeição divina negar a existência material de algo que Ele concebeu, e nada que Deus considerou apropriado criar poderia se extinguir , porque negar a existência de qualquer coisa em qualquer tempo introduzia imperfeição em sua criação. Uma vez que a ordem é claramente superior à desordem, as criações de Deus devem se adequar a um padrão . Esta escada da vida , percebida na gradação entre a matéria inanimada passando pelas plantas , animais inferiores e humanos, até os anjos e outros seres espirituais, deve ser perfeita e não apresentar lacunas; ela deve ser permanente e imutável e todo o ser deve ter o seu lugar fixado de acordo com o plano de Deus.
A obra de Lineu SISTEMA NATURAE, 1735; ESPÉCIES PLANTARUM, 1753, profundamente influente sobre a classificação dos seres vovos, foi, segundo ele para maior “glória de Deus...”.
Lineu desenvolveu seu notável sistema de classificação baseado no conceito de espécie de Ray. Considerava que o principal objetivo da ciência era encontrar a ordem na natureza. Para ele, cada organismo tinha o seu lugar especial no esquema da vida, por isso, desejava classificar cada espécie de acordo com o lugar que ocupava nesse esquema.
Publicação apresentada no curso de evolução dos conceitos na UFF Julho/1996.
...