EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CONTABILIDADE
Resenha: EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CONTABILIDADE. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jenniferoliveira • 12/10/2014 • Resenha • 485 Palavras (2 Páginas) • 283 Visualizações
A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CONTABILIDADE
O homem primitivo já usava a contabilidade para contar seus rebanhos, mais foi na Mesopotâmia que foram encontrados os primeiros registros patrimoniais .
Com o passar dos anos ,os Egípcios,começaram a usar o papiro para registrar toda a sua contabilidade ,assim surgiram os primeiros livros contábeis,ou livros diários ,como são chamados hoje.
Os Fenícios foram os primeiros a desenvolver as trocas por base monetária e foram também os primeiros a simplificar os registros por meio de símbolos.
Os Romanos criaram um sistema jurídico de contabilidade.
Porém foi na Idade Média, na época do Renascimento, que se originou a sistematização da Contabilidade.
Luca Pacioli foi um frade franciscano autor da obra que expõem o método da partida dobrada,segundo qual todo o lançamento a crédito numa conta surge uma nova conta na qual tem a mesma importância ,o mesmo valor porém à debito(ativo e passivo).
Em 1.500, no Brasil com a descoberta do Brasil, foram chegando os Provedores da Fazenda, que com o desenvolvimento da colônia ,cartas régias passaram a regulamentar princípios contábeis e instituíram cargos e funções na administração fazendária.
Já em Portugal, em 1760 foi baixada a lei que regulamentava o exercício da profissão contábil.
Com a chegada da Família Real portuguesa, iniciava-se o ensino contábil no Brasil em 1810, na corte.
Á partir daí surgiu várias escolas disseminando o estudo da contabilidade.
A mais antiga instituição profissional e cultural da Ciência Contábil do Brasil é a Associação dos Guardas Livros da Corte, fundada em 18 de Abril de 1869, na cidade do Rio de Janeiro.
O Primeiro Congresso Nacional de Contabilidade foi realizado também na cidade do Rio de Janeiro em 1924.
A primeira Lei que regulamentava o exercício da profissão contábil, foi sancionada pelo presidente Eurico Gaspar Dutra, através do decreto da lei 9.295/46, aonde reconhecia a Contabilidade como uma profissão.
O Ábaco foi o primeiro instrumento de cálculo que surgiu da Contabilidade.
O primeiro ábaco surgiu há 3.500 anos, o nome ábaco vem do grego, abakos que significa contador. O primeiro modelo foi criado com varetas e pequenas bolas,porém o mais conhecido até hoje é o da versão chinesa criada há 2.600(A.C.).
Com o passar dos anos e com a evolução dos cálculos e de uma sociedade mais moderna, surgiu a primeira máquina de auxiliar em 1642, com o Francês Blaise Pascal.
Em 1901, surgiu a primeira máquina de contabilizar criada por Rolcom Elise,o primeiro modelo se chamava datilógrafo ou mecanográfico.
A Contabilidade é uma ciência social que estuda todo o patrimônio de uma empresa e seu objetivo é o estudo e controla do patrimônio e suas variações ,passando assim as informações que sejam uteis para tomadas de decisões.
Sem a Contabilidade uma empresa vai a falência, não se pode calcular o que entra e o que sai, não se tem definições de qual é o patrimônio liquido de uma empresa,até onde ela pode chegar, o que gastar ,o
...