EXPERIMENTAÇÃO HUMANA NA CRIAÇÃO DE PRODUTOS ORGÂNICOS PARA A ESTÉTICA
Por: Camila Barros • 5/5/2020 • Trabalho acadêmico • 3.861 Palavras (16 Páginas) • 142 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA -UNIP
ESTÉTICA E COSMÉTICA
CAMILA BARROS CARREIRO RA: D75466-1
EXPERIMENTAÇÃO HUMANA NA CRIAÇÃO DE PRODUTOS ORGÂNICOS PARA A ESTÉTICA
GOIÂNIA
2018
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
OBJETIVOS 5
Objetivo Geral 5
Objetivos Específicos 5
DESENVOLVIMENTO 5
Plataforma brasil 5
CEP/CONEP/TCLE 5
CEP 6
CONEP- 6
Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE - 7
RESOLUÇÃO 466/2012 7
CEP LOCAL 11
FÓRMULA/ COMPOSIÇÃO 11
TESTES REALIZADOS 13
RESULTADOS E DISCUSSÃO 14
CONSIDERAÇÕES FINAIS 17
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18
ANEXOS 18
INTRODUÇÃO
A estratégia e o que sustenta, por assim dizer, as investigações científicas com seres humanos é a experimentação. Isso representa uma radical modificação da medicina como arte de curar, sua característica primordial e prioritária. Há algumas décadas vem se impondo a convicção de que a arte do cuidado e a busca da cura de doenças que acometem a humanidade estão numa relação crescente de interdependência com a aquisição e aprofundamento de novos conhecimentos científicos adquiridos por meio de estratégias experimentais (ZUBEN, p 15. 2007).
São conhecidas atualmente diversas modalidades de pesquisas experimentais com seres humanos. Em sentido lato experimentar significa submeter ao teste da experiência. Em toda investigação o objetivo é adquirir novos conhecimentos, empregando para tanto a estratégia da experimentação. E experimentação humana é aquela que utiliza estratégias que envolvem testes com seres humanos. Muitos autores distinguem a experimentação com objetivos cognitivos, vale dizer, que supostamente contribui para a aquisição de novos conhecimentos; e aquela com fins terapêuticos, aquela que submete o ser humano a um teste de tratamento, de diagnóstico de prevenção e que visam beneficiar o paciente (ZUBEN, p 15. 2007).
Os ensaios biológicos utilizados para avaliação de segurança de produtos cosméticos, entre eles o teste de sensibilidade da pele, irritação ocular, foto toxicidade, teste adjuvante de Freund e citotoxicidade geram discussão entre pesquisadores, e cabe, portanto, ao profissional envolvido em questões técnicos-científicas, o bom senso na utilização de ensaios toxicológicos e a busca de abordagens alternativas, evitando sempre que possível a morte e o sofrimento desnecessários dos animais de experimentação. (GOLDBERG, 1989 apud CHORILLI et. al. ,2009).
Para minimizar estes problemas, tenta-se validar metodologias in vitro para determinação do potencial tóxico de ingredientes presentes nos produtos cosméticos; todavia, os relatos de literatura mostram que tais metodologias não foram suficientemente validadas para uso, portanto a maioria dos métodos alternativos ainda não são 100% confiáveis. (BALLS & FENTEM et.al. 1999 apud CHORILLI et. al., 2009).
Assim sendo, os animais ainda permanecem como recurso insubstituível. Todavia, há necessidade de realizar testes em seres humanos após o trabalho exploratório em animal para melhor validação e confiabilidade dos produtos (JACKSON, et al. 1990 apud CHORILLI et al. 2009).
O mercado de cosméticos oferece incontáveis opções e diferentes tipos de maquiagens, loções, cremes. Muitas vezes surgem dúvidas de qual é a melhor decisão na hora da compra. Os cosméticos naturais e orgânicos são ideais para os que desejam cuidar da pele e dos cabelos sem o uso de produtos químicos que são agressivos. Os orgânicos e naturais são mais saudáveis, seguros e com ativos que são mais bem absorvidos pelo nosso corpo. Além disso, os cosméticos verdes respeitam a vida, não descartam resíduos poluentes no meio ambiente e não fazem testes em animais. (DIFERENÇA entre cosméticos orgânicos e cosméticos naturais 2014.)
Com base nessa ideia, pode-se afirmar que a utilização de alguns produtos orgânicos traz muitos benefícios para nós. Levando em consideração a importância de alguns produtos, é possível dizer que: Gloss Labial - Hidrata, evita rachaduras e queimaduras causadas pelo sol. Esfoliante Labial - Elimina células mortas, não deixa que os lábios fiquem ressecados principalmente no inverno. Shampoo de Aloe Vera - Limpa o couro cabeludo, reidrata o tecido capilar e fecha as cutículas. Esfoliante corporal – Renovação celular, prepara a pele para a penetração de hidratantes, melhora a circulação sanguínea e estimula a produção de colágeno.
O objetivo da nossa pesquisa se baseia em criar e difundir cosméticos orgânicos, projetando o sucesso e aprovação a partir da experimentação humana.
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Desenvolver e difundir inovações de novos produtos no ramo de cosméticos orgânicos
Objetivos Específicos
Criar e experimentar a função e eficácia do Esfoliante labial e corporal;
Criar e analisar a eficiência do Shampoo e gloss labial;
Identificar possíveis reações ao uso de novos produtos.
DESENVOLVIMENTO
Plataforma brasil
Plataforma Brasil é uma base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos para todo o sistema CEP/Conep. Ela permite que as pesquisas sejam acompanhadas em seus diferentes estágios - desde sua submissão até a aprovação final pelo CEP e pela Conep, quando necessário - possibilitando inclusive o acompanhamento da fase de campo, o envio de relatórios parciais e dos relatórios finais das pesquisas (quando concluídas).O sistema permite, ainda, a apresentação de documentos também em meio digital, propiciando ainda à sociedade o acesso aos dados públicos de todas as pesquisas aprovadas. Pela Internet é possível a todos os envolvidos o acesso, por meio de um ambiente compartilhado, às informações em conjunto, diminuindo de forma significativa o tempo de trâmite dos projetos em todo o sistema CEP/CONEP.
...