Economia E Gestao
Casos: Economia E Gestao. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: RachelFante • 24/10/2014 • 749 Palavras (3 Páginas) • 312 Visualizações
ECONOMIA E GESTÃO FARMACÊUTICA
Aula – III
1. ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DE FARMÁCIA
1.1 – Gestão de pessoas:
Dos recursos normalmente utilizados por uma organização aquele que mais têm variáveis é o Recurso humano, pois apesar das pessoas serem a vida da empresa, administrá-la parecer não ser das tarefas mais fáceis.
Assim a receita mais adequada é se ter um processo que seja capaz de recrutar e selecionar adequadamente os Recursos humanos que se vai admitir na empresa.
O que se espera deste processo é que de uma forma dinâmica os RHs possam contribuir para a melhoria dos resultados do empreendimento, participando ativamente e comprometidamente de todas as ações e operações da organização.
Para tanto é importante que a empresa, independente do tamanho que tenha, implante um sistema de Recrutamento e seleção. Esse processo vai passar por duas etapas distintas:
A. RECRUTAMENTO:
Processo no qual se atrai possíveis talentos para a empresa. Nesta fase é importante que se defina qual deve ser o perfil do candidato a funcionário da empresa. Definir o perfil de um candidato significa dizer quais características, habilidades e conhecimentos esse candidato deve possuir.
a) Características: comportamento nato que define uma forma de ser e agir, um Dom;
b) Habilidades: comportamentos desenvolvidos durante as experiências profissionais anteriores;
c) Conhecimentos: comportamentos que se prendem durante a vivencia profissional.
B. SELEÇÃO:
Processo secundário ao recrutamento, no qual daqueles talentos atraídos para a empresa e pela empresa, se faz a separação daqueles que mais se encaixam no perfil previamente definido. No processo de seleção deverão ser considerados e testados os conhecimentos, habilidades e características alegadas pelo candidato.
1.2 – Gestão de Resultados
A gestão de resultados subentende a administração do lucro ou prejuízo que a empresa esteja gerando. É importante entender que a empresa por si só não tem possibilidades de gerar esse ou aquele resultado. Os Lucros ou Prejuízos são resultado do tipo de Gestão que é empreendida na empresa.
Assim fácil é concluir que a postura do Gestor, sua visão empreendedora e a forma com a qual trata os seus recursos é fator que está diretamente ligado ao resultado positivo que se pode alcançar.
A gestão dos Resultados, além de ter como principal estratégia o comportamento do Gestor da empresa, tem outras variáveis que devem ser consideradas, quais sejam:
+ RECEITA OU FATURAMENTO
- CUSTOS
= LUCRO BRUTO
- DESPESAS
=LUCRO LÍQUIDO
1.2.1 – Receita ou Faturamento
A receita ou o faturamento é a essência da empresa. É por ele ou ela que todo esforço é empreendido, que todas as capacidades e conhecimentos da empresa são reunidos, processados e direcionados para os objetivos da organização.
A fórmula básica do
...