Economia E Mercado
Pesquisas Acadêmicas: Economia E Mercado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: drikaS89 • 21/9/2014 • 585 Palavras (3 Páginas) • 286 Visualizações
O que produzir; Quanto produzir; Como produzir;
Em relação ao que produzir, primeiro temos que fazer uma análise (estudo) geral da sociedade, pois a Economia como uma ciência social não estuda somente interesses de toda uma coletividade. Feito estas análises agora podemos determinar qual a quantidade de produtos a ser produzido e em que proporções serão colocados à disposição da sociedade.
Quanto produzir? A principal variável que podemos relacionar com “o que e em que quantidade” é através da demanda.
Pois devido este fator podemos estudar o comportamento da coletividade, ou seja, saber quais necessidades humanas no mercado e em que proporções.
Como produzir? Outro problema fundamental da Economia é a questão de como será produzido os bens, ou seja, os fatores de produção que serão aplicados durante o processo de produção. Tais fatores como: matéria-prima, bem de capitais tangíveis, Tecnologia, mão-de-obra qualificada (especializada-Divisão do Trabalho). Antes de tudo, temos que observar que a maioria dos recursos que a natureza dispõe ao homem são escassos. Então devemos cada dia mais ter a consciência e buscar novas alternativas para a produção desses bens.
Para quem produzir, ou seja, para quem direcionará os bens econômicos produzidos. Um dos principais fatores nessa questão será o preço. Quanto maior a oferta, menor será a demanda ou quanto menor a oferta maior será a demanda. O preço é o fator de restrição, exclusão em uma economia de mercado.
Descreva sobre o custo fixo; custo variável; custo médio; custo total;
Custo fixo- representa a partir da despesa que não é afetada pelo nível de produção, ou seja, o montante da despesa que se verifica mesmo que o nível de produção seja zero. Por exemplo, numa empresa de explicações, um dos custos fixos é a renda das instalações, pois o seu valor mantém-se mesmo que não sejam dadas quaisquer explicações.
Custo variável- representa a partir das despesas que variam com a produção, ou seja, que aumentam quando o nível de produção aumenta e vice-versa.
Custo médio- resulta na divisão do custo total (CT) pela quantidade produzida (Q) podendo ser entendido como custo unitário de produção, ou seja, para um determinado nível de produção representa o custo de cada unidade produzida, sendo por isso, muito utilizado nas empresas que comparam com o preço de venda.
Custo total- representa a menor despesa total necessária para atingir um determinado nível de produção.
Setor primário; Setor secundário; Setor terciário;
Setor primário- está relacionado a produção através da exploração de recursos da natureza. Podemos citar como exemplos: agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal e caça. É o setor primário que fornece a matéria-prima para a indústria de transformação.
Setor secundário- é o setor da economia que transforma as matérias-primas (produzidas pelo setor primário) em produtos industrializados (roupas, máquinas, automóveis, industrializados, eletônicos, casas, etc). Como não há conhecimentos tecnológicos agregados aos produtos do setor secundário, o lucro obtido na comercialização
...