Economia E Modelo De Gestão
Dissertações: Economia E Modelo De Gestão. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 91514965 • 13/5/2014 • 6.358 Palavras (26 Páginas) • 216 Visualizações
Nesse momento, você pode estar se perguntando: por que eu, futuro Gestor de Recursos Humanos, preciso estudar Economia? Ao longo de nossos encontros perceberemos que conhecer Economia é fundamental para profissionais de uma área tão estratégica nas empresas como é a área de Recursos Humanos.
A seguir, apresentarei os objetivos e conteúdos de nossa disciplina para que vocês saibam o que abordaremos ao longo de nossos encontros.
Objetivos:
Temos como objetivo desenvolver os nossos conhecimentos sobre economia, destacando sua importância para a gestão estratégica das organizações. Visamos ainda discutir a realidade econômica brasileira, mostrando alguns cenários importantes da economia e a inserção do Brasil no contexto internacional. Além disso, temos um objetivo muito importante, que é auxiliar o aluno a desenvolver os requisitos necessários para interpretar os fatos econômicos de forma que estes possam ser utilizados para a tomada de decisão nas organizações.
Pensaram que era só isso .... não! Tem mais olha aí:
Fornecer conhecimentos básicos de Administração através da fundamentação teórica que proporcione compreensão e análise dos conceitos, importância e aplicações nas organizações;
Contribuir para o desenvolvimento das habilidades necessárias ao profissional da área de Recursos Humanos, para que este possa executar de forma eficiente as funções administrativas e operacionais da Administração de Recursos Humanos;
Analisar cenários futuros e abordagens contemporâneas de Administração;
Diagnosticar e solucionar demandas e contingências nas organizações, envolvendo os conteúdos abordados.
Conteúdo Programático:
O conteúdo programático da disciplina está dividido em quatro unidades:
UNIDADE 1 – CONCEITOS INICIAIS
Conceitos fundamentais da ciência econômica;
Objeto de estudo da ciência econômica e sua importância para a gestão estratégica das organizações;
As subdivisões da economia;
Introdução à evolução do pensamento econômico.
UNIDADE 2 – INTRODUÇÃO À MICROECONOMIA
Oferta e demanda de mercado;
Introdução às estruturas de mercado;
UNIDADE 3 – INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA
Políticas econômicas e seus objetivos;
Indicadores econômicos;
Agregados econômicos (preços, renda, emprego)
UNIDADE 4 - ECONOMIA BRASILEIRA
Transformações econômicas recentes e problemas estruturais da economia brasileira;
Os Planos Econômicos;
A economia atual e as perspectivas para os próximos anos;
Inserção da economia brasileira no contexto internacional;
Cenários econômicos
Metodologia:
Os conteúdos programáticos ofertados nessa disciplina serão desenvolvidos por meio das Tele-Aulas de forma expositiva e interativa (chat – tira dúvidas em tempo real), Aula Atividade por Chat para aprofundamento e reflexão e Web Aulas que estarão disponíveis no Ambiente Colaborar, compostas de conteúdos de aprofundamento, reflexão e atividades de aplicação dos conteúdos e avaliação. Serão também realizadas atividades de acompanhamento tutorial, participação em Fórum, atividades práticas e estudos independentes (auto estudo) além do Material do Impresso por disciplina.
Avaliação Prevista:
O sistema de avaliação da disciplina compreende em assistir a tele-aula, participação no fórum, produção de texto/trabalho no portfólio, realização de duas avaliações virtuais, uma avaliação presencial embasada em todo o material didático, tele-aula e webaula da disciplina.
WEB AULA 1
Unidade 1 – Conceitos Econômicos Fundamentais
Olá pessoal! Bem-vindos à nossa primeira web aula da disciplina de Economia e Modelos de Gestão. Quero começar com uma pergunta: Qual a primeira palavra que lhe vem à mente quando falamos a palavra “economia?”
Se for a palavra “dinheiro”, você está no caminho... mas não é só isso. Na verdade, a ciência econômica estuda não apenas o dinheiro, mas todos os bens considerados escassos, ou seja, bens que não são infinitos! Para entendermos melhor, vamos refletir um pouco sobre a palavra escassez. Pensem no seguinte: se todos os bens e serviços consumidos pelas pessoas “caíssem do céu”, ninguém precisaria estudar economia, pois não haveria escassez. É bem provável que todos conheçam a expressão “não existe almoço grátis”. Essa expressão resume o objeto de estudo da economia: para que exista um almoço, alguém teve que comprar os ingredientes. Para ter dinheiro para comprar os ingredientes, alguém teve que dar algo em troca: o dinheiro. Para conseguir dinheiro, alguém teve que vender alguma coisa: a sua força de trabalho. Ou seja, as pessoas trabalham para outras pessoas (vendendo sua força de trabalho) e recebem algo em troca (dinheiro); é com esse dinheiro que as pessoas compram os bens e serviços de que necessitam e desejam. Vejam a imagem abaixo:
Seja qual for o produto, será que o frete é grátis mesmo? Para o consumidor que o está comprando, sim... mas alguém está pagando por esse frete! Ele não “caiu do céu”. Esses exemplos, portanto, ilustram o conceito central da economia: a escassez. Mas o que mais pode ser escasso? O tempo das pessoas, por exemplo, é um bem escasso. O espaço físico é um bem escasso. Mão-de-obra qualificada também pode ser um bem escasso.
A ciência econômica torna-se mais complexa à medida que confrontamos a escassez dos bens com as necessidades das pessoas. Pense no seguinte: há pouco mais de dez anos atrás os celulares não existiam! Mas atualmente o brasileiro não “vive” sem
...