Ed Ambiente
Dissertações: Ed Ambiente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: myllena20 • 28/3/2015 • 337 Palavras (2 Páginas) • 418 Visualizações
No entanto, podemos demonstrar aos alunos de que forma esse processo de compreensão da dominação da natureza envolvem formas de explicação que extrapolam o campo da ciência. Ainda hoje, não é possível controlar a natureza de maneira absoluta. Para obter boas colheitas, criar animais ou outros recursos naturais o homem precisa contar com a regularidade de determinados ciclos naturais que nem sempre acontecem de forma previsível.
Durante a Antigüidade, essa relação de dependência do homem com a natureza fundou muitas das crenças religiosas desse período. Por isso, o professor pode estabelecer a idéia de que boa parte dos povos dessa época adotava diversos elementos da natureza como deuses ou representantes de alguma divindade. Para exemplificar a ocorrência dessas práticas podemos oferecer o exemplo da chamada “Oração do Nilo”.
Um primeiro ponto interessante a ser considerado é o fato dos egípcios terem uma prece voltada para um rio. No relato deste documento é possível salientar as ordens introdutórias que dizem: “Salve, tu, Nilo! / Que te manifestas nesta terra / E vens dar vida ao Egito!”. É interessante salientar de que maneira o Nilo é personalizado como o responsável pela sustentação da vida do povo egípcio.
Outro ponto de relevância na análise do documento pode ser a maneira como o Nilo se integrava a diferentes instâncias da sociedade egípcia. Seu poder de ação era tão privilegiado que o rio Nilo era capaz de dominar a própria natureza. Nesse aspecto, podemos destacar os versos que dizem “Tu fazes viver todo o gado... Nenhum pássaro pousa nas colheitas... Tu crias o trigo, fazes nascer o grão”.
Dessa forma, os alunos podem vislumbrar de que maneira a prosperidade material trazida pelo extenso e caudaloso fazia com que o mesmo fosse considerado um ser de vontades próprias capaz de articular a existência e a crença dos povos egípcios. Para finalizar esse trabalho de investigação da sociedade egípcia por meio da análise documental, o professor ainda pode demonstrar como esse tipo de prática não se isolou entre os povos da Antigüidade.
...