Educação fifísica claretiano
Por: Alessandro Silva • 24/9/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 779 Palavras (4 Páginas) • 224 Visualizações
[pic 1]
HÉLIO COURA FERREIRA – 1174008
COMPETÊNCIAS DO ESTUDO DO LAZER
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina Estudo do Lazer como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrada pela professor Bruno Henrique de Paula.
BELO HORIZONTE
2016
Competências do Estudo do Lazer
Sabe-se que a sociedade contemporânea vem passando por muitas transformações, principalmente no que diz respeito ao mercado de trabalho, pois há uma necessidade do mundo capitalista em trazer novos produtos no mercado para a melhor satisfação de seus consumidores.
Com tais transformações, encontramos várias pessoas que se dizem ou são profissionais na área que atuam, uns vendendo a imagem com a intenção de vender seu produto e outros com o verdadeiro intuito de se profissionalizar para oferecer o melhor produto para seus clientes (SILVA, 2014, p. 153).
Assim, na área do lazer não foi diferente, uma vez que profissional de educação física tem grande importância, pois é ele que tem a responsabilidade de orientar o educando, transformando seu tempo livre no melhor remédio para sua saúde e interação.
No entendimento do professor Silva, a formação do profissional é dividida em duas tendências que, segundo Isayama, citado por Silva (SILVA, 2014, p. 152 e 153), tem como primeira tendência o estudo tradicional, ou seja, o estudo da teoria associada com o estudo da prática; já a outra tendência tem como objetivo criar profissionais que visualizam a sociedade como um todo, estudando suas culturas, criticando o que é estabelecido e buscando novos conhecimentos, com a real intenção de difundir valores de uma sociedade democrática e igualitária.
Com isso, de acordo Silva, e com o que eu consegui identificar em sua obra, encontra-se quatro principais competências que são determinantes no estudo do lazer:
Primeira: Compreender o estudo do lazer como um fenômeno contextualizado, ou seja, saber que o lazer é um fenômeno que busca compreender a sociedade, devendo, segundo Silva (SLVA, 2014, p. 152), “(...) estabelecer reflexões que também contemplem sua formação e as perspectivas de mudança/permanência, alienação/emancipação em sua atuação nos diversos contextos sociais”.
Segunda: Reconhecer o lazer como um campo multi e interdisciplinar, ou seja, é a partir do estudo abrangente que profissional descobrirá a importância e a necessidade que todas as áreas têm na abrangência do contexto social, mostrando que é assim que o profissional, segundo Marcellino, citado por Silva (SILVA, 2014, p. 155 e 156), alcançará a verdadeira perspectiva de educador, buscando sempre priorizar o estudo através de processos de recrutamento e seleção, norteando os valores das políticas públicas, buscando cursos de formação e desenvolvimento e participando de seminários, intercâmbios e reuniões.
Terceira: Buscar o entendimento dos diversos meios de linguagens e comunicações culturais para construir, segundo Silva (SILVA, 2014, p. 157), “(...) nossas estratégias de intervenção, estimular nosso público alvo a buscar novas formas de ver o mundo”.
Quarta: Atuar como mediador, ou seja, sabe-se que o campo do lazer tem como função trabalhar com o coletivo, no qual várias pessoas têm pensamentos, culturas e manias próprias. Assim, o profissional de educação física tem como objetivo mediar a interação desses grupos, uma vez que, segundo Silva (SILVA, 2014, p. 154), “deve haver o respeito às referências culturais dos indivíduos com os quais eles atuam, bem como o estabelecimento de um diálogo, potencializando o processo de construção coletiva das experiências de lazer”.
...