TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação fisica

Por:   •  5/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.069 Palavras (5 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo identificar os pressupostos de aprendizagem utilizados pelas diferentes tendências pedagógicas segundo a teoria de José Carlos Libâneo; que se subdividem em:

  1. – Tendências Pedagógicas Liberais
  1. – Tendência Liberal Tradicional
  2. – Tendência Liberal Renovada Progressista
  3. – Tendência Liberal Renovada Não-Diretiva
  4. – Tendência Liberal Tecnicista
  1. – Tendências Pedagógicas Progressistas  
  1. – Tendências Progressistas Libertadora
  2. – Tendências Progressistas Libertária
  3. – Tendências Progressistas Crítico Social dos Conteúdos

DESENVOLVIMENTO

A prática escolar traz concepções sociopolíticas, que configuram diferentes concepções de sociedade e de homem, o que consequentemente trazem diversos pressupostos sobre o papel da escola, aprendizagem, técnicas pedagógicas, relações professor X aluno, etc.  Utilizando vários critérios, as tendências pedagógicas foram classificadas por Libâneo (1990) entre correntes liberais e progressistas.

  1. PEDAGOGIAS LIBERAIS

  1. Tendência Liberal Tradicional

A tendência Liberal Tradicional se baseia na concepção de que a escola tem como papel preparar os indivíduos para desempenhar papéis sociais de acordo com as habilidades individuais. É necessário que o indivíduo se adapte à valores e normas. Difunde a ideia de igualdade de condições e de oportunidades, mas as diferentes classes sociais não são significativas. Esta tendência é uma apologia ao sistema capitalista.

O ensino é bem humanístico, o qual o aluno é estimulado a atingir por próprio mérito, sendo o caminho a ser seguido o mesmo, cabe aos alunos lutar para chegar ao nível dos melhores, não conseguindo, farão parte de uma escolarização inferior. Esta tendência é vista como intelectualista e enciclopédica. A atividades são exclusivamente trabalhadas com base na repetição, memorização, para disciplinar a mente.

O compromisso da escola é com a cultura. A relação professor X aluno e as metodologias não têm relação alguma com o cotidiano do aluno e nem com as realidades sociais. A atividade pedagógica está centrada no professor, e as avalições são através de exercícios de casa, ditados orais, provas escritas e trabalhos de casa.

  1. Tendência Liberal Renovada Progressista

De acordo com essa perspectiva teórica, a escola prepara o aluno para assumir seu papel na sociedade adaptando as necessidades do educando ao meio social, imitando a vida. Esta tendência defende a idéia de “aprender fazendo”, o que significa que o centro é o aluno, valorizando suas tentativas, experiências, descobertas, pesquisas, levando em conta os interesses do aluno.

Dessa maneira, aprender é uma auto aprendizagem, sendo o ambiente apenas estimulador dessa descoberta. Dá-se muito valor aos processos mentais e habilidades cognitivas. A escola tem como função adaptar o aluno ao meio em que ele vive com atividades em grupo. O professor é o harmonizador dessa aprendizagem, encontrando-se sempre à disposição do aluno, não há um local especifico ao professor.

  1. Tendência Liberal Renovada Não-Diretiva

A escola nessa perspectiva tem como papel uma certa preocupação com problemas psicológicos deixando de lado os pedagógicos ou sociais, tendo como proposta que aprender é modificar as próprias percepções. A retenção de conhecimentos acontece pela relevância do aprendido em relação ao “eu”; fazendo da avaliação algo sem sentido, dando importância à auto avalição.

O ensino é centrado no aluno e o professor visto como facilitador, ou seja, a escola tem como função promover o desenvolvimento pessoal. Portanto, a educação é centrada no aluno visando formar sua personalidade, por meio de vivências, e o professor é especialista em relações humanas.

  1. Tendência Liberal Tecnicista

A Tendência Liberal Tecnicista tem como proposta o aperfeiçoamento da ordem social, que seria ideal ao sistema capitalista. Atua significativamente no sistema produtivo, tendo como interesse produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho, sem dar importância alguma às mudanças sociais. É a legitima produção de recursos humanos.

Os conteúdos são por princípios científicos, e os métodos de ensino são por meio de recepção e transmissão de informações. O professor é o intermediário entre a verdade científica e o aluno. A educação realiza treinamentos e a indústria e o mercado estabelecem metas; cabendo ao aluno somente aplica-las. Utiliza-se para tal fim a ciência comportamentalista ou behaviorismo.

  1. PEDAGOGIAS PROGRESSISTAS

  1. Tendência Progressista Libertadora

Conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, tem como princípios o antiautoritaríssimo e a autogestão pedagógica. É considerada como aprendizagem a codificação de uma situação-problemas, analisando-a criticamente, abrangendo o exercício da abstração, buscando a razão de ser dos fatos. Portanto, aprender é um ato de conhecimento da realidade concreta. A escola freireana desperta o lado crítico voltado para os problemas sociais vigorantes na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (94.3 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com