Educar
Tese: Educar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jusly • 3/7/2013 • Tese • 418 Palavras (2 Páginas) • 347 Visualizações
Seminário 6
a- O que atrai uma criança a ler um livro num mundo com grandes variedades de estímulos?
De acordo com o vídeo de Ziraldo a criança já nasce com uma vocação para leitura, porém as que não nascem com essa disposição necessita-se ser despertada para que possa descobrir o prazer de ler.
b- Qual o papel da família na construção do leitor fluente?
A família é um importante aliado para criança no ato de ler, já que é capaz de possibilitar que a criança adquira hábitos saudades e prazerosos de leitura, como nos fala Ziraldo, é aconselhável que os pais mudem sua forma de ninar os pequenos, ao invés de cantar ao coloca-los para dormir, ler histórias, pois são cativados pela voz do adulto que se direciona a ele.
c- No contexto escolar, enquanto professor (a), o que você considera importante para a formação de um leitor?
Para a formação do leitor é de suma importância que o docente trabalhe com livros que chamem atenção e que façam parte da realidade do educando, além disso, é preciso tratar a leitura com naturalidade, de forma espontânea e procurando sempre promover uma comunicação.
d- Você já participou ou assistiu, em sua localidade, de ações de contato ou incentivo à leitura, tais como feiras de livros, encontros literários, “escritor vai à escola” ou lançamentos de livros? Relate o(s) evento (s).
Minha cidade São Fidélis, também é conhecida como cidade poema. Como o próprio nome já diz, há um incentivo pela leitura, pois todo ano acontece um evento chamado “Festival de poesia falada”, onde há recitais de poesias ao ar livre para o público contemplar. Diversas poesias com variados temas são apresentados e concorrem a prêmios no final do espetáculo.
Nota-se então um grande incentivo à leitura, valoriza aquele que se diz leitor e autor da própria obra literária, além de resgatar nomes e obras de grandes autores Fidelences.
e- Comente a declaração de Daniel Munduruku.“ele tem que aprender todo dia algo novo para oferecer às crianças outras possibilidades”.
Ao longo de toda vida as pessoas passam por muitos aprendizados. Aprende-se dos mais diferentes jeitos e em vários momentos. O que se aprende e com quem se aprende também é muito diverso em cada lugar. As crianças indígenas, por exemplo, aprendem muita coisa com seus pais e parentes mais próximos, como os irmãos e os avós. Portanto é preciso transmitir sempre um novo conhecimento, ele, Daniel Munduruku, é o espelho dos mais novos, é com ele que a aprendizagem das crianças evolui, sendo assim possibilita aos mesmos um crescimento intelectual necessári
...