Educação
Resenha: Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: estevam • 16/11/2013 • Resenha • 279 Palavras (2 Páginas) • 140 Visualizações
O que os alunos aprendem numa série influenciara na sua aprendizagem na série seguinte.
Esta é uma dúvida muito comum entre pais: se o aluno tinha dificuldades numa série, será capaz de acompanhar o conteúdo do ano seguinte? Como o professor conseguirá ajudar os estudantes que precisam de reforço sem atrasar os demais? Segundo a professora Claudia Fernandes, coordenadora do programa de pós-graduação em Educação da Unirio, isto já faz parte do trabalho do professor, pois é natural que os alunos aprendam em ritmos diferentes dentro da mesma série ou ciclo. Isto acontece especialmente durante a alfabetização: "Não podemos querer que em apenas um ano todas as crianças saiam lendo e escrevendo da mesma forma", diz a professora.
Alguns dizem que eliminar a repetência é benéfico para o processo de aprendizagem; outros acreditam que a aprovação deveria ser baseada no mérito do aluno: se não aprendeu os conteúdos da série, não deve passar de ano. Como não há consenso, cabe a cada Secretaria da Educação decidir ou não pela progressão continuada. O Estado de São Paulo, por exemplo, implantou o sistema em toda a rede pública. Já a rede municipal do Rio de Janeiro chegou a adotá-la no Ensino Fundamental, mas voltou atrás, limitando-a aos anos de alfabetização, se o aluno souber que vai passar de ano de qualquer jeito, não terá motivação para estudar. O que acontece é que, muitas vezes, o professor não tem tempo ou motivação para desenvolver atividades que interessem aos alunos", diz. "Manter alunos motivados é ter uma boa relação com eles, é ter turmas menores para que o trabalho em sala seja menos impessoal. É ter uma escola bonita, com mobiliário adequado, bem cuidada"
http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/progressao-continuada-brasil-622270.shtml
...