Educação
Tese: Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: saraaraujo • 8/5/2014 • Tese • 877 Palavras (4 Páginas) • 228 Visualizações
Ao longo da história da humanidade sabemos que houve um grande avanço no que se refere à inclusão de crianças e adolescentes no âmbito escolar, e que os congressos, leis e declarações estão focadas cada vez mais na possibilidade da inserção de todas as pessoas, sejam elas portadoras de deficiência ou não, na sociedade.
Considerando a amplitude dos debates e atendimento as pessoas com necessidades especiais, nos perguntamos sobre as historicidades dos movimentos relacionados à educação especial, as diferenças e as evoluções de rótulos empregados para designar as pessoas com alguma deficiência ao longo dos anos.
A superação do medo com o diferente, com aquilo que é novo, é um desafio que no decorrer desta reflexão será discutido. O intuito é fazer valer as leis de respeito às diferenças e deixar um trabalho que possa contribuir para a inclusão escolar.
TEXTO 01
Principio fundamental da escola inclusiva é o de que todas as crianças devem aprender juntas, sempre que possível, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenças que elas possam ter. Escolas inclusivas devem reconhecer e responder às necessidades diversas de seus alunos, acomodando ambos os estilos e ritmos de aprendizagem e assegurando uma educação de qualidade a todos através de um currículo apropriado, arranjos organizacionais, estratégias de ensino, usam de recurso e parceria com as comunidades. Na verdade, deveria existir uma continuidade de serviços e apoio proporcional ao contínuo de necessidades especiais encontradas dentro da escola.
TEXTO 02
O direito de cada criança a educação é proclamado na Declaração Universal de Direitos Humanos e foi fortemente reconfirmado pela Declaração Mundial sobre Educação para Todos. Qualquer pessoa portadora de deficiência tem o direito de expressar seus desejos com relação à sua educação, tanto quanto estes possam ser realizados. Pais possuem o direito inerente de serem consultados sobre a forma de educação mais apropriada às necessidades, circunstâncias e aspirações de suas crianças.
RESUMO REFLEXIVO
A deficiência não deve ser vista como um impedimento no meio educativo. A junção da participação entre comunidades, membros da escola e pessoas que estão inseridas na escola, pode ser um ponto de partida de um suporte educativo que oriente o aluno para integrá-lo na escola e se constituir um cidadão pleno.
A expressão e respeito dos direitos das crianças com qualquer deficiência têm utilidade de valorizá-la, intensificar seus merecimentos e conseqüentemente aumentar sua autoestima.
Os textos acima refletem onde o educador, como ponte da prática educativa, ajuda a demonstrar aos alunos que, por mais que haja diferenças, todos devem ser tratados com respeito e que, perante a lei todos são iguais
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O presente portfólio tem o anseio de gerar uma visão sobre a educação inclusiva na sociedade, tendo como ponto de partida a discussão sobre a inclusão escolar, objetivando reverter o quadro de exclusão presente na sociedade que vivemos. Este trabalho foi realizado com o desejo de apontar caminhos para que esta aconteça, corroborando com o que pode ser mudado e apontando as possibilidades para a expansão do movimento de inclusão que, começando pela escola, tende a tomar rumos e proporções mais extensos, e assim atingir a sociedade por inteiro.
TEXTO 01
Principio fundamental da escola inclusiva é o de que todas as crianças devem aprender juntas, sempre que possível, independentemente
...